7 de agosto de 2008

Cega Obsessão

Estudo hardcore sobre a cegueira da paixão incondicional, a evidente servidão do algoz diante das recusas do ser preterido. Tem ecos de vários outros de mocinhas aprisionadas, quase um subgênero dos romances, ou histórias de amor para adultos, sem finais tão óbvios. Como em Nunca Fui Santa, Ata me! e O Colecionador, desconfia-se pouco de que as tentativas da garota em fugir vão acabar em suplicas de afeto eterno. Pelo contrário, há sempre reviravoltas aqui e ali, e muitas vezes o final feliz tem sabor discutível. No caso deste exemplar nipônico, espera-se um radicalismo maior e não nos decepciona. Doentio em sua estética discorre ainda sobre a figura materna (onipresente) na vida de um homem adulto, muito mais do que discussões sobre caminhos relevantes da arte. Tema, aliás, que acabou diluído entre tantos emaranhados psicológicos. O enredo é basicamente sobre modelo de pouco sucesso que se submete a fazer trabalhos (fotos e esculturas) de nudez, despertando a atenção de artista plástico cego. Junto a sua possessiva mãe, seqüestra a beldade a fim de que pose só para ele. Apenas com três atores e um grande e bizarro cenário com mórbidos pedaços de corpos de argila, consegue nos fazer pensar ininterruptamente em meio à claustrofobia incessante. É um grande filme, artesanal, muito mais preocupado em apontar sentimentos do que declarar verdades sombrias.

Cega Obsessão – Môjû

- Japão 1969 De Yasuzo Masumura Com Eiji Funakoshi, Mako Midori, Noriko Sengoku 84’ Drama/Suspense


DVD - Impossível não reparar de cara o erro grosseiro no nome da distribuidora Magnus Opus, mas graças ao interesse dela temos inúmeros filmes que nem em uma próxima encarnação seriam lançados no Brasil. O longa tem imagem de escopo original, legendas boas e o esforço dos esforços em extras. Em uma produção rara como Obsessão Cega, até o material em texto se torna precioso. Há também o dramático trailer de cinema, biografias e um videozinho em texto ridículo de outros lançamentos. O ponto ruim é seu preço elevado, sendo que o disco vem acondicionado numa embalagem plástica de péssima qualidade, semelhante à usada pelos camelôs. Nem dá pra fechar direito.

Cotação:

4 comentários:

  1. Estou expressando-me não em relação ao filme, que não assisti, mas da distribuidora Magnus Opus. Comprei recentemente um box da distribuidora, Os Invasores contidas três filmes tais quais: A bolha, o horror vem do espaço e vampiros de almas, dos três o mais fraco é sem dúvida a bolha, os outros dois são muito interessantes. Mas o que eu fiquei revoltado mesmo é porque custa tão caro os títulos desta distribuidora? Eu acredito talvez nunca havia sido laçado por aqui, por isso os tornariam tão preciosos. Tenho informações que na época do VHS, só a bolha teria sido laçado neste formato, os outor dois nunca havia sido lançando por aqui, sendo inédito seu lançamento em formato DVD. Será que isso explica o preço tão elevado dos Dvd's? E ainda o matérial plástico é realmente uma porcaria, para ter sido um preço tão alto, deveria ter qualidade?

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, todos os DVDs dela são uma fortuna! E raramente vemos preços menores.

    Quanto aos títulos, eu tinha Vampiros de Almas em VHS sim! Foi lançado pela Rerbert Richers.

    ResponderExcluir
  3. Ah! tá desculpe-me o deslize!!

    ResponderExcluir