17 de maio de 2008

Batman

Parece que foi ontem que para onde se olhava tinha um logo do Batman estampado! Assim, por fórceps, mesmo com roteiro frouxo, tornou-se retumbante sucesso abrindo caminho para a infinita série de filmes com heróis dos quadrinhos. Lamentavelmente mostrou o caminho das pedras aos grandes estúdios. De lá pra cá, qualquer coisa antes impressa tem ganhado a tela grande e se não estouram na bilheteria têm suas despesas compensadas vendendo absolutamente qualquer traquitana. Star Wars promoveu algo semelhante uns dez anos antes, mas o marketing de personagens já conhecidos é mais implacável. Americano é tão esperto que lucra até vendendo propaganda... Extremamente fiel às suas origens como nunca havia sido produzido com o personagem criado por Bob Kane no fim dos 30, surgiu como aposta da Warner em levar às platéias modernas um pouco das aventuras dos heróis daquele período. Seguiu, portanto a tendência bem sucedida de Indiana Jones. Tanto pioneirismo derivou uma inegável carência de ousadia em muitos pontos. Essa timidez (mercadológica) promoveu desigualdade não só na trama, mas nas interpretações. Cada ator está em seu Batman, levando a melhor, como bem se sabe, Jack Nicholson e seu endiabrado Coringa. Por mais gótica que Gotham City seja, podemos ver claramente personagens vestidos de forma vulgar a lá Madonna daquela época. Essas indecisões todas podem ter dado incômoda desigualdade, mas são perdoáveis se encaradas como laboratório ao próximo trabalho com o Cavaleiro das Trevas. Tim Burton estava mais confiante para Batman Returns, ainda o melhor Batman de todos os tempos.

Batman – Batman

- EUA 1989 De Tim Burton com Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Billy Dee Williams, Jack Palance, Lee Wallace, Jerry Hall 126’ Ação


DVD - Não é um DVD, mas uma peça preciosa de colecionadores. Horas a fio de extras no segundo disco fazem dele item indispensável. Pra se ter uma idéia, há depoimentos atuais de todos os envolvidos no projeto, inclusive Sean Young. Ela lamenta ter sido obrigada a desistir do trabalho semanas antes de começarem a rodar, abrindo vaga para Basinger. Ainda incontáveis estudiosos de quadrinhos explicam ano a ano a trajetória de Batman e três clips de Prince para o filme. É de chorar um produto tão bem acabado e sem legendas justo na faixa de comentários de Tim Burton!

Cotação:

4 comentários:

  1. Lembro-me com saudades de Batman(1989) ao retorno nas telas grandes naquela época.O alvorosso foi grande, a mídia toda ficava atônita com a chegada do filme, que tinha Michael Keaton como Bruce Wayne e jack Nicholson como o coringa. No entanto O batmam de Keaton provocou algumas desaprovações na época, alguns diziam que ele não dava certo para o papel, irônia já que os batmans posteriores vividos por Val Kilmer e George Clonney afundaram a série, então comprovou-se que Keaton foi o ator certo.Recordo-me também da trilha sonora do filme conduzida por Danny Elfmam e pelo cantor Prince, simplesmente um barato.jack como coringa ficou impagável, Kim Basinger era a jornalista Vick vale e era a loira da vez no cinema, uma espécie de cereja no bolo para ficar mais delicioso.Até a ex de Mick jagger jerry Hall entrou nessa festa.O filme tinha um elenco de respeito fora estas estrelas citadas também estavam Billy Dee Wiliams, Pat Hingle e o lendário jack Palance e a direção super legal de Tim Burton, que na minha opinião os filmes posteriores perderam muito com a saída de Tim na direção. Hoje vemos um Batmam Beggis mais sério e profundo, mas o que eu queria mesmo era a diversão do primeiro filme, a ótima dança da morte protagonizada por Nicholson e Basinger, gostaríamos mesmo é de entreternimento de primeira,e este conseguiu ser.não foi à-toa que teve uma bilheteria rentável.Bons momentos e muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, também lembro bem do lançamento. Olha, concordo contigo em quase tudo, mas não acho os Batmans atuais mais profundos. Muito pelo contrário.

    Acho superficiais e ridiculamente realistas para um filme de super-herói.

    ResponderExcluir
  3. E você Miguel tem razão, não tinha pensado assim,o realismo é muito para um filme de super hérois!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, Batman Returns continua sendo o melhor Batman já filmado!

    ResponderExcluir