13 de fevereiro de 2008

O Planeta dos Macacos (1968)

Filmes longa metragem, não há ilusões, são investimentos financeiros. Isso de Bollywood a Hollywood! O mais cabeça, feito naquele paizinho sem água encanada, custou a grana de alguém que a quer de volta. De preferência em dobro. O que torna qualquer película absurdamente espetacular quando mesmo assim resulta num magnífico êxito artístico. Quem foi criança a partir dos anos 70 cresceu cercado por estes homens mascarados de símios e quase sempre se borrava de medo. A título de comparação com a refilmagem de 2001 só agora fui assisti-lo. Logo de cara Tim Burton fez uma releitura, usou basicamente só a inversão homem – macaco em seu filme. Só! De vantagem (desconta-se as diferenças técnicas) o recente teve um grande trabalho de ator que “são” macacos. No clássico, fingem ser. Seguido por ene seqüelas e qualquer outro subproduto que a mente comercial poderia imaginar, o original foge categoricamente do gênero ação. Embalado por uma fascinante trilha sonora experimental de Jerry Goldsmith, pega emprestada a eterna discussão (religiosa) sobre a evolução da espécie como ponto de partida. Entre possíveis leituras está a principal mazela da sociedade ocidental: O que fazer com um homem que pensa? Que perigo pode haver nisso? A coexistência deste ser no mesmo ambiente que uma espécie tida evoluída (porque é dominante) torna-se menos importante do que saber o que fazer com ele. Aonde se está indo quando os frágeis alicerces desta mesma “gente” é atingida? O macaco ao invés de estar certo tem dúvidas! Simples e brilhante como poucos entretenimentos escapistas!

O Planeta dos Macacos – Planet of the Apes
- EUA 1968 De Franklin J. Schaffner Com Charlton Heston, Roddy McDowall, Maurice Evans, Kim Hunter, Linda Harrison 112’ Ficção Científica


DVD - Edição que merece o título “luxo” estampado na capinha. 3 faixas de comentários em áudio no primeiro disco, mas que tive certa dificuldade em conseguir usar as legendas, mesmo parecendo que existem. No segundo disco uma saraivada de extras, com destaque a um documentário apresentado por Roddy McDowall com mais de duas horas, filmes caseiros reveladores do ator, making offs, trailers de toda saga, galerias, e um engraçado easter egg com um anúncio da época de bonecos articulados.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário