17 de julho de 2008

A Lei do Desejo

Tão erótico quanto engraçado, esta fábula em cores berrantes sobre a diversidade sexual e cultural é uma das melhores coisas já feitas em termos de melodramas cinematográficos. O título entrega tudo! Os personagens seguem apenas uma lei, a do desejo, e jogam-se a ela invariavelmente de cabeça, para depois pensarem o que fazer. Pablo é um celebrado cineasta underground que consegue levar pra cama todos os mancebos a que deseja, embora seja apaixonado apenas por um deles. Eis que surge em seu caminho Antônio, se diz não homossexual, embora se permita ser possuído por ele. Em troca, obcecadamente pretende possuir tudo o que Pablo tem. Carmen Maura faz Tina, a irmã transexual do diretor às voltas com seu passado e sua antiga namorada lésbica interpretada por Bibiana Fernández. Resta lembrar que Bibiana Fernández se chamava na época das filmagens Bibí Andersen, então esposa de Almodóvar e transexual de verdade. Tudo pontoado por trilha sonora inspiradíssima que incluí antigas canções do próprio Almodóvar à brasileira Maysa numa das melhores versões de Ne Me Quitte Pas. Sentimentalmente suburbano, é bem cru perto do que veríamos na filmografia do espanhol em todos estes anos. Após um crime parece que a trama corre demais, dando muitas amarras em pouco tempo como último capítulo de telenovela. Há várias referências a seus próximos trabalhos, como a peça “A Voz Humana” de Jacques Cocteu, que seria a base para Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. E também a coisas anteriores como certas cenas antes lidas em seu romance Fogo nas Entranhas de 1981. Exibido em alguns festivais brasileiros em 87, só seria comercializado 10 anos depois, após Bandeiras ficar famoso nos EUA, e, portanto explorando as tórridas cenas gays em que participa.

A Lei do Desejo – La Ley del Deseo

- Espanha 1987 De Pedro Almodóvar Com Eusebio Poncela, Carmen Maura, Antonio Banderas, Miguel Molina, Fernando Guillén, Nacho Martínez, Bibiana Fernández, Helga Liné, Manuela Velasco 100’ Drama


DVD - Comercializado pela Van Blad (especialista em filmes de sacanagem nas bancas), não tem a mínima graça reclamar dos extras apenas em texto perto da imagem porca em fullscreen, que não só detona todo o filme como corta boa parte do texto dos créditos. A falta de foco em alguns momentos deixa dúvidas se é do original ou do disco. Há um picote numa cena importante, quando Poncelo é interrogado pela polícia. Mesmo assim, é louvável terem preservado a belíssima arte do pôster original, diferente de um relançamento mais recente. É triste não haver possibilidades de procurar o trailer online já que as películas de Pedro Almodóvar (ou de sua produtora El Deseo) se encontram nestes tempos de Internet em momento vexatório. Seus direitos estão a cargo de um furioso órgão chamado Egeda, que varre a Internet atrás de qualquer homenagem, divulgação ou coisa do tipo para tirar do ar. O que sinceramente é vergonhoso e não combina com o outrora diretor transgressor.

Cotação:

2 comentários:

  1. Essas distribuidoras fazem qualquer coisa tem muito DVD original tirado de VHS!!!!!
    Eu adoro a KIKA!

    ResponderExcluir
  2. Betão, tem sim! Lanternas Vermelhas está com imagem tão ruim que comprei a muito tempo e me mata de preguiça de ver. Kika é um dos que menos gosto. Assim, tem umas sacadas ótimas, mas parece ser enrolado até o fim.

    ResponderExcluir