24 de fevereiro de 2008

Possessão

A difícil arte de amar mostrada mais desagradável do que ás vezes podemos suportar! Isabelle Adjani com seu rosto de mármore, xinga, grita, sapateia e aborta todos os seus anseios de fêmea inatingída a ponto de ser laureada com o prêmio de melhor atriz em Cannes. Quando a vemos de forma tão degradante, depois de se ajoelhar a uma imagem de Jesus provavelmente implorando por seus pecados, não há como não aplaudi-la também. Desconstrói o clichê da adultera feliz de forma cadenciada, deixando os homens da sua vida tão perplexos quanto nós! O repelente monstro que pari pode devorar todos a sua volta, quase como a planta carnívora de A Pequena Loja de Horrores, e ainda lhe exigir sexo como qualquer fantasma que exige segredos solitários, amortecimentos de culpa. Este hit cabeça do inicio dos 80 chega a ser em alguns momentos confuso e arrastado, mas há atores sérios e fotografia fascinantemente moderna para nos deixar acordados. Tão impressionante e forte, seja como drama intimista, seja como filme de horror, que se mantém na mente por dias a fio. O mais triste é concluirmos que não há filme mais realista sobre separações! “Se eu soubesse que ia acabar assim!”.

Possessão – Possession

- França/Alemanha 1981 De Andrzej Zulawski Com Isabelle Adjani, Sam Neill, Margit Carstensen, Heinz Bennent 123’ Drama/Horror


DVD - Versão americana com alguns minutos a menos que a européia. Está com uma qualidade de imagem espetacular, cristalina, com a paleta de tons e contrastes da fotografia. De bônus o trailer americano e europeu e algum texto. E que hilária diferença: No primeiro parece ser um filme de horror, no outro um dramalhão pessoal. Chora-se a falta de legendas na faixa de comentários do diretor, o que ajudaria em muito, a compreender um trabalho tão simbolista.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário