30 de abril de 2008

Narciso Negro

É como uma história de casa mal assombrada com o desejo fazendo as vezes de alma penada. Grupo de freirinhas vão comandar um convento aonde o Judas perdeu as botas, ou melhor, numa antiga casa que já serviu de harém, em lugar remoto do Himalaia. Aos poucos, seja pelo estranhismo do local, seja pelo constante vento, ou por forças desconhecidas, todas colocarão em dúvida suas convicções religiosas e humanas. A absurda fotografia, Oscar mais do que merecido, perde-se ao se assistir na TV, mas nada que um esforço imaginativo não resolva! Extremamente climático, é um pouco lento demais, confiante nas paisagens arrasadoras e nas interpretações do ótimo elenco ao invés de coisas realmente acontecerem. Ganha ritmo e suspense nos últimos minutos. No elenco Deborah Kerr como a madre superiora Clodah está linda, linda, e Jean Simmons me enganou direitinho de que era uma nativa hindu. Sabu foi uma das primeiras estrelas do cinema ocidental de etnia diferente ao do anglo saxão, com nome em destaque nos créditos iniciais, já que havia estrelado a super produção O Livro da Selva em 42.

Narciso Negro – Black Narcissus

- Inglaterra 1947 De Michael Powell e Emeric Pressburger com Deborah Kerr, David Farrar, Sabu, Jean Simmons, Kathleen Byron, Flora Robson 100’ Drama


DVD - Particularmente não gosto de coleções em DVD, quando as distribuidoras padronizam capinhas. Essa ETC lançou de tudo um pouco apenas trocando a imagem da frente e o texto de trás. Narciso Negro vem com trailer original, biografias de Kerr e Simmons e galerias de imagens. Pra compensar o desleixo da embalagem, os menus internos são muito bem elaborados. Quem não for alfabetizado, ou tiver problemas de visão irá sofrer com a dublagem fundo de quintal do áudio em português.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário