19 de junho de 2008

Sob o Domínio do Mal (1962)

As palavras “filme” e “político” lado a lado dão invariavelmente aquela preguiça. A duração de mais de duas horas é outro motivo a se torcer o nariz, mesmo numa produção elogiadíssima e polêmica. Com boa vontade se descobrirá que realmente é bastante político, mas os personagens não discutem nada que já não estejamos carecas de saber em outros filmes do mesmo período. Ou seja, toda a turbulência do período da guerra fria. Se tudo parecer confuso há um lado trash (no bom sentido) realmente empolgante e até engraçado. Soldados são submetidos durante a guerra da Coréia (o Vietnã da época) a lavagem cerebral, o que acarretará muitos anos depois em estranhos sonhos que apontam respeitável sargento como assassino em potencial. Paralelamente, esse mesmo militar sob hipnotismo comete mata pessoas do governo depois do comando de chefe misterioso. Frank Sinatra tentará entender seus sonhos e assim desvendar a trama macabra. Filmado de forma inovadora até para os dias de hoje, tem o roteiro dividido em atos, com subtramas que vão se desenrolando sucessivamente até o final (desculpe o clichê) de tirar o fôlego! Com fama de premonitório e maldito, porque como bem se sabe, alguns de seus acontecimentos seriam revistos na vida real logo depois com os irmãos Kennedy, sua projeção foi proibida pelo também produtor Sinatra até 1989. Ainda levou a carreira do diretor Frankenheimer a uma espécie de limbo, porque por coincidência era o motorista de Bob Kennedy no fatídico dia de seu assassinato, e teria insistido para que se corresse chegariam a tempo do evento, contrariando a vontade do senador. Se no começo parece não convencer toda aquela paranóia anticomunista, militares caricatos, métodos discutíveis de ação, chega-se ao final totalmente apaixonado. Com menos expectativas e já sabendo do que se trata talvez ganhe contornos melhores, bem humorados se assistido uma segunda vez. Angela Lansbury faz talvez a pior mãe já vista no cinema. Simplesmente diabólica!

Sob o Domínio do Mal – The Manchurian Candidate

- EUA 1962 De John Frankenheimer Com Frank Sinatra, Laurence Harvey, Angela Lansbury, Janet Leigh, Henry Silva, James Gregory 127’ Suspense


DVD - Edição miserável, muito provavelmente porque a Playarte é uma empresa independente tradicional no mercado. Lança DVDs como se fossem VHS, apenas com o filme. Está em ótima imagem, com proporções preservadas.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário