14 de maio de 2008

O Diabo Feito Mulher

Marlene Dietrich é a vagabunda lendária que por um golpe de “sorte” ganha uma bolada e some no meio do deserto. Lá comanda uma espécie de fazenda que acoberta criminosos. Tem ainda a incrível habilidade de cantar com o cigarro da boca dando boas baforadas sem encostar nele. Está saborosamente fatal, principalmente quando deixa seu véu de mulher pérfida cair diante da paixão pelo mocinho. Paixão não correspondida, aliás, já que logo nas primeiras seqüências ele tem sua noivinha morta e desflorada. Parte até tal rancho para vingar o crime, aproximando-se da durona Dietrich apenas para descobrir quem é o assassino. Um dos pistoleiros é vivido por George Reeves, ator que interpretou Superman no seriado da TV. Nos anos 50 Hollywood já tinha deixado os nativos relativamente em paz no bang bang, aparecendo apenas um pele vermelha enfeitando o cenário da delegacia. O que também pode demonstrar certo descompasso na direção do alemão Fritz Lang (de Metrópolis) em explorar um gênero tão americano. O velho oeste é só um cenário propicio a uma trama com homens malvados fazendo justiça com as próprias mãos. No meio desta gente perversa chega a ser engraçado eles convivendo no mesmo espaço (a tal fazenda) cheios de regras e cordialidade por boa parte da fita.

O Diabo Feito Mulher – Rancho Notorious

- EUA 1952 De Fritz Lang com Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer, Gloria Henry, William Frawley, George Reeves 85’ Faroeste


DVD - Outra vídeo cacetada em forma de DVD, a começar pela capa. A Caribe Home Video (?) deu destaque ao galã Mel Ferrer, que no filme aparece em papel pequeno, ao invés da diva Marlene Dietrich. Na contracapa incontáveis erros de digitação, inclusive repetindo nomes do elenco. Falando em digitação, assim como fizeram em A Louca Corrida do Ouro, nas legendas a letra “L” aparece como “I”, o que irrita. Mas bem pior é a qualidade da imagem, sem nitidez alguma, nem contrastes... Está pior que VHS, e o áudio em inglês consegue perder em qualidade à dublagem antiga em português. A versão na nossa língua merece ser ouvida em alguns momentos para se relembrar quando películas clássicas eram exibidas na Sessão da Tarde da TV Globo. Em som semelhante ao do vinil, a mesma dubladora da Mulher Maravilha no desenho Super Amigos faz a voz da estrela germânica.

Cotação:

4 comentários:

  1. Já que encontrei este site (e esta oportunidade), que é afinal esta Caribe Home Vídeo, acima citada, afinal de contas? Explico: Na esperança de encontrar antigos e clássicos do cinema, acabei encontrando (não vem ao caso, onde) um exemplar do famoso Western "Vera Cruz" (Burt Lancaster & Gary Cooper) e ao recebe-lo deparei-me com uma capa estranhíssima. Bem como a qualidade da cópia. Ficaram muito melhor, as cópias que mandei passar para dvd, dos clássicos que eu possuia em minha coleção de VHS.
    Alô pessoal da Caribe Home Video. Vamos melhorar isso, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, pavoroso trabalho MESMO!!! Comprei um DVD de um filme nacional destas distribuidoras pequenas domingo e a imagen estava infinitamente inferior a VHS. Sem nitidez alguma e toda riscada.

    Infelizmente muitos clássicos e cults, sem interesse comercial das grandes, só saem por estas distribuidoras pequenas, sem o mínimo cuidado técnico.

    ResponderExcluir
  3. Olha, não é só essa Distribuidora que está cometendo gafes.Comprei da Ocean Pictures (O tratado dos Moicanos).Filme excelente.Porém, não traz os créditos iniciais(título e nomes dos artistas).Já entra no filme.Pode?
    José

    ResponderExcluir
  4. José, que escândalo isso! Filme pela metade é uma vergonha!

    ResponderExcluir