2 de abril de 2008

A Dama na Água

Há muito tempo atrás ouve um grande baile, onde todos os cachorros foram convidados. Ao chegarem lá, deixavam seus pipis na chapelaria a fim de se divertirem mais livremente. No meio da festa, um imprevisível incêndio aconteceu! De proporções catastróficas causou grande tumulto, quem pode correu para salvar a vida. Na confusão cada um pegou a primeira genitália vista pela frente e foi para casa. Desde então, todo cãozinho ao encontrar semelhante imediatamente confere se finalmente achou seus pertences. Meu falecido pai não se chamava M. Night Shyamalan, por tanto era com esta história de ninar nada poética, repetida inúmeras vezes graças aos meus pedidos, que me fazia ninar. Até hoje não entendi direito o fundo filosófico dela, mas ajudou a enriquecer minha infância com fantasia. É neste universo das coisas pouco explicáveis que o diretor de O Sexto Sentido desenvolve sua trama mais radical. Assim como um conto de carochinha há inúmeras camadas e lições de moral muito claras e outras nem tanto. A principal delas é a de que todo ser humano, não importando de que raça, nacionalidade ou credo, está inevitavelmente interligado. Perde-se precioso tempo tentando negar isso. Há um escritor, que precisa terminar seu livro (The Cook Book, o grande caldeirão de raças) para que uma criança o leia. Influenciada pelas idéias, se tornará um grande presidente no futuro. O germe foi que certa vez, ainda adolescente, Shyamalan esperando seus pais no aeroporto resolveu ler um livro de Spike Lee. Graças a este livro decidiu ser cineasta e com parte da grana que recebe banca uma ONG, vital à sobrevivência de um vilarejo indiano. E é assim, ao sabor de boas intenções que vai se percebendo que este filme vai além de ser uma história de ninar. É um dos mais espetaculares argumentos dos últimos anos, uma aula de roteiro tão bem elaborada a ponto de transformar elementos da escrita em personagens, dá voz ao que é técnica. Neste exercício intelectual sobre aptidões humanas aproveita-se do que é clichê ao cinema fantástico para depois o levar ao chão. De resultado singular para poucos paladares.

A Dama na Água – Lady in The Water

- EUA 2006 De M. Night Shyamalan Com Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Jeffrey Wright, Cindy Cheung, M. Night Shyamalan, Freddy Rodríguez 110’ Fantasia/Suspense


DVD - Muito caprichadinho como todos os outros de M. Night Shyamalan, fã confesso da mídia DVD. Bacana que quase sempre seus filmes chegam com extras relevantes para nós também. Aqui há um documentário dividido em pedaços curtos, teaser e trailer de cinema (absolutamente diferentes), erros de gravação e cenas deletadas. Nas cenas deletadas há aquelas que muita gente sentiu falta, dos envolvidos em salvar Story sendo convencidos. O destaque é um especial com o diretor tratando sobre o livro infantil Lady in The Water.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário