24 de junho de 2008

Um Convidado Bem Trapalhão

Blake Edwards foi quem melhor traduziu o espírito 60’s em película. Não há idealização melhor para o período do que seus filmes mostram, naqueles tons pastel de preferência com trilha sonora do maestro Henry Mancini. Aliás, Henry Mancini está para Edwards, tal qual Bernard Herrmann para Hitchcock! Carreiras difíceis de desassociar. Esta comédia ainda por cima é protagonizada por um ator bastante comum aos dois: Peter Sellers. Pode ter dado como resultado uma comédia de piada única, esticada em 99 minutos, mas o já citado espírito 60’s segura as pontas. Foi um dos clássicos da Sessão da Tarde nos anos 80, reprisado quase mensalmente e mesmo retratando uma festa adulta, ficou temporalmente engraçado até para crianças pequenas com argumento bem simples também. Ator indiano desastrado (Hrundi V. Bakshi) que como em tudo em sua vida, acidentalmente vai parar na lista de convidados de uma festa chique, onde todos os figurões de Hollywood estarão presentes. O filme é praticamente só isso, resume-se a poucas palavras, mas espere uma sucessão de gags e mal entendidos ininterruptos. Sellers, ao contrário de muitos comediantes que tiravam humor tentando ser malandros (Jacques Tati, Chaplin, Rowan Atkinson), nos faz ter pena, não passa de um pobre diabo no meio de tubarões pedantes. Resta falar em outro diferencial de épocas importante. Até na capa do DVD há um bebê elefante todo pintado que será usado no desfecho da historia. Não me parece que o uso de um animal de verdade naquelas circunstâncias seria aceito nos dias atuais.

Um Convidado Bem Trapalhão – The Party

- EUA 1969 De Blake Edwards Com Peter Sellers, Natalia Borisova, Claudine Longet, Jean Carson, Kathe Green, Paul Ferrara, Dick Crockett 99’ Comédia


DVD - Muito pobre, tendo apenas o trailer original como extra com menus bem feios. A imagem está ótima, e incluíram a dublagem original dos 80, com as vozes dos mesmos dubladores do desenho Super Amigos. Óbvio que filmes dublados são ruins e incompreensíveis para quem é alfabetizado e enxerga direito, mas vale uma conferida pelo saudosismo.

Cotação:

4 comentários: