4 de dezembro de 2008

Finis Homini (O Fim do Homem)

Juro que não lembrava da existência de Teresinha Sodré até ver este filme. Terezinha Sodré foi a Danielle Winits de seu tempo... Proibido pela censura de levar a diante sua trilogia do Zé do Caixão, o mestre José Mojica Marins saiu-se com esta história filosoficamente hilária de irresistível essência camp. Um cara misterioso (o próprio Mojica, quem mais?) sai completamente pelado do mar para espanto geral das pessoas com quem cruza. Claro, virará a São Paulo 70’s de cabeça pra baixo, fazendo inclusive deficientes físicos caminharem pelo susto. Alguns o acham louco, outros, bandido, e muitos outros um messias. A cada frase de efeito (involuntariamente engraçada) que diz, mais e mais fiéis vão lhe seguindo. Até os hippies liberais acreditarão estar diante do profeta máximo, enquanto que a polícia desconfia que a fama súbita tem relação com algum movimento político. Incrível como tanto improviso gerou uma produção coesa, e pra variar, é isto que coloca o cineasta como único em seu estilo no mundo. O roteiro é uma colcha de retalhos de pequenos contos o que lhe faz ser bem desigual até chegar ao (inacreditável) e desconcertante final. Interessante também o fato de que mesmo tão ingênuo mantenha uma mensagem inteligente e atual. Coisa de gênio!

Finis Homini (O Fim do Homem)

- Brasil 1971 De José Mojica Marins Com José Mojica Marins, Teresa Sodré, Roque Rodrigues, Rosângela Maldonado, Mario Lima, Andreia Bryan, Talulah Marilyn, Sabrina Marquezinha, Carlos Reichenbach, 79’ Suspense


DVD- Todos os seis filmes de Mojica lançados pela Cinemagia receberam o tratamento que nós sonhamos e eles merecem. Há uma batelada de extras distribuídos em confusos menus e submenus que devem nos proporcionar horas e horas de entretenimento. Principal destaque à faixa de comentários com o diretor, curta metragem Demônios e Maravilhas, trechos de filmes, textos, trailers, clips, áudios, história em quadrinhos digitalizada, etc.

Cotação:

8 comentários:

  1. Não conheço o filme, é mais um para a lista de títulos a estar atento. Preciso de melhorar a minha "cultura cinematográfica brasileira"! :)

    Primo, queria perguntar-te: o título submetido pelo Brasil ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, ÚLTIMA PARADA 174, é bom? Pensei que o candidato ia ser o TROPA DE ELITE, sobretudo pela vitória no Festival de Berlim...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sam, filmes do José Mojica Marins ninguém viu nem no Brasil. Agora eles começaram a desembocar em DVD em grandes hipermercados a preço de banana, como se diz no Brasil.

    Ah, olha, eu não vi e morro de preguiça de ver ÚLTIMA PARADA 174. Mais um sensacionalismo em cima de tragédias reais, com a assinatura dos Barreto. Aliás, o Barreto pai é da comissão que indica os filmes a serem pré candidatos ao Oscar, então dá pra você ter uma idéia do que esperar desta produção.

    ResponderExcluir
  3. Desconhecia essa "influência Barreto" nas indicações aos Óscares.

    Mas acho que isso deve ser visto de forma positiva pelo Brasil. Portugal submeteu, este ano, um filme que ninguém aqui viu, foi muito mal comercializado a nível nacional e não percebo as expectativas que se alimentam à volta daquele título...

    Portugal precisa mesmo de um "lobby" em Hollywood! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não é lobby, eles indicam quem eles querem, independente da qualidade do filme. Com o Quatrilho (Que era do Bruno Barreto) deu certo, conseguiram uma indicação, mas este de agora é puro oportunismo em cima de filmes com favelas no Rio de Janeiro, tentando seguir os passos de Cidade de Deus, que por sinal já tinha gerado Tropa de Elite. Cinema brasileiro popular hoje em dia se resume a tiros cariocas, primo! Tudo muito chato.

    ResponderExcluir
  5. Er... na verdade o Quatrilho é do Fábio Barreto.... sempre confundo os dois! rs

    ResponderExcluir
  6. Caro primo,

    Convido-te a participar na votação dos Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que nomeará o melhor em publicidade de Cinema no ano de 2008.

    A votação pode ser efectuada em http://sozekeyser.blogspot.com/2008/12/scares-de-marketing-cinematogrfico.html.

    Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na tua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

    Cumprimentos cinéfilos!

    ResponderExcluir
  7. Tenho este filme há algum tempo e só assisti até uma parte, agora assistirei, sabendo que tem um final marcante. Só digo uma coisa até onde vi: o filme tem um péssimo som, quase ininteligível.

    ResponderExcluir