12 de abril de 2008

O Fantasma

Corajosa mistura lusitana de drama e sexo explicito! E vem dessa coragem a delícia ou o martírio de tal produção. Seja por repulsa ou desejo, sacanagem escancarada em filme sério só serve pra atrapalhar a atenção na história. Mas a propósito, que história há pra ser assistida aqui? Lixeiro de Lisboa meio que vai se metamorfoseando em cachorro ao dar ouvidos ao seu tesão mais primário, e pronto! Só! E não tem realmente mais nada além disso, por uma hora e trinta minutos que parecem oito!!! Existe uma cena de sexo explícito oral entre dois homens e várias de nudez masculina frontal, o que pode ser uma excelente desculpa para o diretor nunca mais ter feito nada, pelo menos tão famoso quanto este O Fantasma. Na época em que saiu, foi exibido no Brasil numa mostra e causou certa barafunda na imprensa, hoje se sabe que mais pelas cenas ousadas do que por seus predicados artísticos. O valente estreante Ricardo Meneses, em cenas de sexo fortes com outros homens, também não voltou a trabalha na área, teria abandonado a carreira, segundo o IMDB, voltando a morar na zona rural com sua mãe. É uma oportunidade raríssima de se assistir a um filme português, que mesmo ao lado da Espanha, aparenta ter uma produção irrisória, ou que faça barulho o suficiente para a gente ouvir deste lado do oceano.

O Fantasma – O Fantasma

- Portugal 2000 De João Pedro Rodrigues Com Ricardo Meneses, Beatriz Torcato, André Barbosa, Eurico Vieira 90’ Drama


DVD - Os guias de VHS e DVD indicam que foi lançado em ambos os formatos, mas parece não ter tido uma distribuição a contento! Minha edição é Zona 2(Europa), e na contracapa vem com um selo de autenticidade parecendo aqueles que lacram maços de cigarro. Escrito “interdito o aluguer”... Há vários extras, como trailers de outras produções da tal Filmes da Rosa e o teste do ator principal, bem moleque, morando na cidade grande há pouco tempo, cheio de sonhos, o que entristece saber sua atual vida. Ainda cenas deletadas, o curta-metragem Parabéns, do mesmo diretor que também não é nada espetacular e uma faixa multimídia. Esta vem com muito material legal do tipo pôsteres em JPG de alta resolução, texto em .doc, etc. Durante o filme, o elenco fala muito rápido para nossa compreensão, então as legendas em português são um alívio em muitas momentos.

Cotação:

12 comentários:

  1. Engraçado Miguel quendo li o teu comentário não havia percebido que esta produção era de 2000. Pois a capa sugere que esta produção fosse dos anos 70. A capa parece realmente daquelas produções trash pornô, sendo que menos explícita claro!. Eu não assistí-lo,quer dizer nem conheço o título, o conheci agora por esta página. O filme é realmente ruím? A produção é amadora? As cenas de sexo entre o elenco masculino são impactantes? Por favor responda-me estou curioso?

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, parece feito pra chocar. As cenas de sexo (poucas) são explícitas, o que acaba irritando para quem quer acompanhar a história.

    Achei vazio mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver o filme. Já o tinha mas nunca parei para ver ou mesmo saber de que se tratava. É evidente o caráter homossexual da personagem principal; entretanto, as questões psicológicas que envolvem a sujeira de modo geral, parecem mesmo mais interessantes; inclusive, a sua homossexualidade pode vir dessa espécie de "sujeira urbana". É essa sujeira que norteia o filme e faz dele algo mais que um filme temático.

    ResponderExcluir
  4. Chocar é algo tão relativo...o filme tem uma iluminação meio estranha,falta algo neste sentido,acho a estória(ou não) bastante interessante,se trata de alguém cheio de conflitos e que acaba sucumbindo a esses conflitos e vale muito a pena ver pelo protagonista-e em todos os sentidos!!!

    ResponderExcluir
  5. É sim um filme chocante,crú e não indicado aos mais sensíveis.
    Mas vale e muito a pena assisti-lo pois acredito que é somente uma alegoria de um indivíduo só e que busca realizar seus desejos sexuais sem precedentes e nem censura.Da metade para o final,o filme não têm falas e acredito que o diretor o faz para dar a nós que o assistimos o veredito de sua obra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fazer para assistir?
      Não acho esse filme em nenhum site.

      Excluir
  6. O filme até a metade deixa a gente curioso. Mas acaba deixando a desejar pro meio e fim da história. Poderia ser bom. Mas infelizmente teve muita falha. E achava que o filme era mesmo dos anos 70-80'.. História sem "com pé mas sem cabeça". Hehe

    ResponderExcluir
  7. O filme até a metade deixa a gente curioso. Mas acaba deixando a desejar pro meio e fim da história. Poderia ser bom. Mas infelizmente teve muita falha. E achava que o filme era mesmo dos anos 70-80'.. História sem "com pé mas sem cabeça". Hehe

    ResponderExcluir
  8. Assisti uma versão com 56 minutos apenas, vou procurar ver o restante, mas gostei muito, o personagem é um rapaz bonito mas parece sofrer com uma carência grande de homem, ele parece ser solitário, mas gostei da parte que assisti, não achei um filme vazio não, a cena explícita no banheiro foi um diferencial, ela causa alguma forma de emoção no telespectador, pode ser susto, excitação, repulsa, tesão... E é esse o objetivo dela mesmo, passar um sentimento como se fosse a vida real.

    ResponderExcluir
  9. Assisti uma versão com 56 minutos apenas, vou procurar ver o restante, mas gostei muito, o personagem é um rapaz bonito mas parece sofrer com uma carência grande de homem, ele parece ser solitário, mas gostei da parte que assisti, não achei um filme vazio não, a cena explícita no banheiro foi um diferencial, ela causa alguma forma de emoção no telespectador, pode ser susto, excitação, repulsa, tesão... E é esse o objetivo dela mesmo, passar um sentimento como se fosse a vida real.

    ResponderExcluir
  10. Intrigante é não ter notícias em lugar algum sobre o paradeiro desse ator Ricardo Meneses ...Já rodei na internet e n acho nada dele, a não ser esse filme. O filme não é bom, mas por el ser lindo é o que salva rsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu queria tanto saber oque aconteceu com o Ricardo Meneses, ele tinha muito potencial na carreira, poxa, ja procurei na internet inteira e nao achei nada sobre ele.

    ResponderExcluir