13 de julho de 2008

Um Tiro Na Noite

Este elogio à arte de fazer filmes, é um dos melhores da década de 80, embora pouco lembrado. Extremante reverente aos ídolos como de costume, Brian De Palma conseguiu resultado coeso, costurando muito bem o emaranhado de referências. John Travolta em seu primeiro papel adulto, e último da primeira grande fase, é o técnico de áudio em filmes baratos na hora e local errados. Ao gravar corriqueiros sons ambientes registra sem querer acidente automobilístico e, portanto, acaba se envolvendo na trama para assassinar importante candidato à presidência. Arriscará provar a conspiração por detrás da morte, enquanto, claro, terá que salvar sua pele e a de uma prostituta ingênua também presente à cena do crime. E dá-lhe planos seqüência magistrais, trilha sonora enervante (de Pino Donaggio), e um dos finais mais surpreendentes já filmados! Tão surpreendente que a platéia média acaba esquecendo sua coerência e detestando todo o resto. Para cinéfilos (Além das citações a Antonioni, Hitchcock...) há ainda a graça dos bastidores de uma produção B em época anacrônica e ainda o uso dramático do princípio básico do cinema, a animação quadro a quadro. É intrigante como De Palma comandou sucessivas pequenas maravilhas entre o fim das décadas 70, começo dos 80, e a quase 20 não faz nada que possa dar uma classificação maior do que regular. Como Nancy Allen, sempre competente estrelando os primeiros trabalhos do diretor, de prostituta sagaz a vilãzinha estudantil, após Robocop viu a carreira minguando, minguando...

Um Tiro Na Noite – Blow Out

- EUA 1981 De Brian De Palma Com John Travolta, Nancy Allen, John Lithgow, Dennis Franz, Peter Boyden, John McMartin 139’ Suspense


DVD - A Fox (sempre ela!) vende estes discos da MGM de qualquer maneira. Vêm só com o trailer e menus feios e estáticos. Mas isso não é mérito brasileiro. Há pessoas dos EUA reclamando no IMDB do mesmo descaso. Um filme importante e tão imaginativo merecia pelo menos um mísero featuring. Aposto que Nancy Allen toparia dar as caras! Mas a película tem imagem e áudio muito bom! Aliás, o som está apenas em dois canais, e de preferência deve ser assistido assim, até pela profissão do protagonista há todo um cuidado a mais com os efeitos sonoros.

Cotação:

8 comentários:

  1. Miguel, muito bom vc ter lembrado desse filme. "Um Tiro no Escuro" é, para variar, um monte de citações de Hitchcock. Mas não é só isso. É um ótimo filme de um grande (mas irregular) diretor, sob inspiração. Abcs

    ResponderExcluir
  2. Jacques, parece que aqui ele foi mais amplo do que Hitchcock. Não esperava tanto deste filme. Surpreendente! :)

    ResponderExcluir
  3. Brian de Palma fez em meados dos anos 70 até 1987 filmes brilhantes, pena que na maioria deles foi passado despercebido pelo público e a crítica da época. Hoje infelismente De Palma não decola mais no cinema, será que é o cansasso?. O seu último filme relevante foi O Pagamento Final de 1993. Então já faz 17 anos que De Palma não emplaca mais, lembrando que este título aqui citado não figura entre os melhores da carreira do diretor, é somente um filme correto. Sou fã convicto do diretor e tenho saudades daqueles tempos em que ele fazia pérolas como: Carrie, A fúria, Vestida para Matar, Um tiro na noite, Scarface, Dublê de corpo e os Intocáveis estes sim dignos da filmografia do diretor. Queria perguntar ao Miguel Andrade o porquê é comum acontecer estes desandes na carreira de diretores tão talentosos, até porquê De Palma não foi o único a dar mancadas e depois sumir?

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, não sei.... E penso muito nisso, principalmente de De Palma. Assisti noite destas Obsession de 76 e é impossível que seja feito pelo mesmo cara que dirigiu o enfadonho Dália Negra...

    O que sei é que De Palma sempre, ou quase sempre, trabalha sob produtores. Nem Carrie foi um projeto pessoal, então deve ser uma das razão.

    ResponderExcluir
  5. Olá! boa noite Miguel. Confesso-lhe que fiquei com inveja de você, inveja no bom sentido claro, de você ter assistido a Trágica Obssessão de 1976, espero que seja mesmo este título.É que eu sempre quis assistir a este filme, mas nunca consegui, pois não encontrei disponível no mercado brasileiro e minha conexão não é boa o suficiente para baixá-lo. Tenho alguns títulos de Brian de Palma na minha mini locadora caseira, risos!! Dentre os titulos estão:Irmãs Diábolicas, Carrie, A fúria, Vestida para matar, Um tiro na noite, Dublê de corpo, Os Intocáveis e A Sindrome de Caim todos originais. Portanto ainda falta alguns títulos para eu assisti. Já Fogueira das vaidades, Pecados de Guerra, Missão Marte, Missão Impossivel, A sindrome de caim e olhos de serpente são filmes irregulares e não valeram a pena. Só Femme fatalle é que é um filme meia boca, faltou um pouco de ousadia do diretor para melhorá-lo. Gostaria de saber qual é o seu conceito sobre Trágica Obssessão? É realmente um bom filme? Conte-me um pouco sobre ele? Lhe agradeceria bastante se fizesse seu comentário a respeito deste filme. Um muito obrigado. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, então... Eu me decepcionei também (além dos que você falou) com Dália Negra. Fraquíssimo!

    Já Trágica Obsessão achei muito bom, e merecia ser mais conhecido. Principalmente porque segue os passos de Vertigo de Hitchcock, mas dá umas boas reviravoltas, num caminho novo. Difícil falar qualquer coisa sobre ele sem estragar as surpresas.

    A trilha sonora de Bernard Hermann faz ligação direta com Vertigo. Inesquecível.

    Ele toca em um tema bem taboo, talvez seja este o motivo para ter sido mal distribuído em home video.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado! Miguel Andrade pelos esclarecimentos, você com certeza é um grande entendedor de cinema. Muito legal ter você como amigo cinéfilo. valeu cara.Até a próxima!

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, sou nada! Só gosto de ver filmes, sem pretensões maiores a respeito. Valeu :)

    ResponderExcluir