3 de janeiro de 2009

O Cheiro do Ralo

Desde Macunaíma não tínhamos um personagem tão brasileiro nas telas. O canalha com justificativas passa a perna até na Dora de Central do Brasil. Lourenço é o dono de uma casa de penhores que pra ganhar mais precisa se desfazer do que lhe oferecem. No começo tinha dó, depois acabou se acostumando porque “precisa sobreviver”. Daí a tratar pessoas como as quinquilharias que o cercam será um pulo. Solitário, apaixona-se pela bunda da balconista do boteco. Leia bem, não a balconista, só a bunda! O título bizarro combina tal e qual com a galeria de seres que aparecem a todo instante. Todos sem nomes, fora a empregada doméstica que depois de sete anos avisa Lourenço do equivoco que ele comete a chamando de forma errada. É um filme leve e inteligente, feliz em seu disfarce de comédia ligeira. Só que com sua busca desesperada em conseguir uma estética Cult demora a nos envolver naquele universo. Nos extras descobre-se que a inspiração principal talvez seja as pornochanchadas, porque o Selton Mello (excelente como protagonista embora aparente ter muito menos idade do que o personagem) assume a inspiração em Paulo César Pereio. Já a produção assume lado algum. Tentando parecer internacional, atemporal, todo o resultado foi pra lugar nenhum, uma espécie de limbo artístico. Aquele mesmo lugar onde o Coyote busca incansavelmente capturar o Papa-Léguas. Bacana mas distante.

O Cheiro do Ralo

- Brasil 2006 De Heitor Dhalia Com Selton Mello, Paula Braun, Paulo Alves, Susana Alves, Roberto Audio, Jorge Cerruti, Fabiana Guglielmetti, Sílvia Lourenço, Lourenço Mutarelli 112’ Comédia


DVD- Dá pra imaginar pelas cenas deletadas o trabalho que a edição deve ter dado. Nenhuma delas aparenta estar inferior ao que vimos na tela. Tem um making of profissional, tipo filme mesmo, diferente dos tapa buraco que as distribuidoras de DVD por hábito costumam nos impingir. Outra demonstração de capricho da Universal é o diário longo do Selton Mello, onde se sente o sacrifício que deve ter ser fazer cinema com tão pouca grana.

Cotação:

7 comentários:

  1. Nas duas vezes que vi o filme o ahcei excelente, mesmo. Coloquei como melhor filme do ano passado, lembro.

    Mas hoje, mais de um ano depois, o filme esmaeceu um pouco. Ví isso quando nem o cogitei entre os 30 melhores filmes da decada.

    Vou rever. E alem de SELTON MELLO, vale lembra a fantastica personagem na feia-loca-pelada. E da bunda.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Odeio coment excluído antes de eu ler.

    ResponderExcluir
  4. Ah, então tá.

    Blog véi ein?! O meu teu antispam nos comments :)

    E isso um dia foi comment pra O CHEIRO DO RALO.

    Pra não passar em branco, eu até hoej tira uma com aquele joinha da drogada.

    ResponderExcluir
  5. Era só mais um divulgando qualquer merda, querendo acessos da forma mais fácil possível!rs

    ResponderExcluir