6 de junho de 2008

Escola de Sereias

Verdadeiro biju com todo o rococó que só a Metro conseguia imprimir em suas películas. A história é incrivelmente bobinha nas sutilezas amorosas: Compositor de uma big band (Red Skelton) decide parar de compor seus boogie woogies de tão apaixonado pela futura esposa, uma nadadora bonitona interpretada por Esther Williams, quem mais? Acreidta que seu afeto combinaria mais com operas e canções mais nobres. O empresário então arma um plano para separar o casal de pombinhos ao qual ela cai feito um pato, trocando a ensolarada Califórnia por seu antigo emprego numa escola só para moças. E o humor será tirado daí, quando ele para reparar o mal entendido se matriculará na respeitada instituição feminina, tomando proveito de brecha nas normas. Há muitos números musicais, em sua maioria latinos, habilmente inseridos na história. Quando as alunas, adolescentes sapecas, convencem a careta professora de piano a tocar um ritmo quente sul americano prepare-se para o frenético Tico-tico no Fubá! Skelton ao contrário de outros trabalhos está tão terno quanto engraçado. Teria sido assessorado por Buster Keaton, o que provavelmente aliado ao bom roteiro colaborou no resultado tão agradável, com menos caretas. Não ria se puder na seqüência da aula de balé, quando aparece vestido a caráter. A direção do colégio, doida para mandar aquele estranho no ninho embora, incumbiu a rigorosa professora de lhe dar os deméritos suficientes para a expulsão. Memorável! O filme ainda conta com a nata musical da época, como o contratado do estúdio Xavier Cugat e sua orquestra tal e qual em muitas outras produções e a estrela do trompete Harry James com sua crooner contumaz Helen Forrest. O esmero do gran finale, com um apuradíssimo nado sincronizado, chega a emocionar pela inocência perdida entre a humanidade.

Escola de Sereias – Bathing Beauty

- EUA 1944 De George Sidney Com Esther Williams, Red Skelton, Basil Rathbone, Bill Goodwin, Carlos Ramírez, Xavier Cugat Orchestra, Harry James and His Music Makers, Jacqueline Dalya, Ethel Smith, Nana Bryant 101’ Musical


DVD - Uma luxuosa luva de papelão embala a caixinha, mas como diz aquele velho ditado, por fora bom violão por dentro pão bolorento! Lançado pelo selo Flash Movies, com distribuição da Works, não dá pra correr a abertura do programa do Amaury Junior toda vez que se insere o disco. Os menus são pavorosamente amadores, dando inexplicável destaque a Harry James. Como extra as biografias de Williams, Cugat, Skelton e Basil Rathbone, sendo que os botões de Williams e Cugat estão trocados! A parte boa é estão inclusos mais dois Soundies, aquela espécie de avô do videoclipe, o mais puro american way pós-guerra. O filme está com imagem bem ruim, escuro e sem nitidez, o que nos faz perder todo esplendor do berrante Technicolor.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário