10 de setembro de 2008

Janela Indiscreta (1954)

Tão elegante e requintado que é difícil de acreditar que tenha sido feito a partir de um conto. James Stewart é o fotógrafo que após se acidentar passa as tarde quentes em seu apartamento nova-iorquino bisbilhotando a vida dos vizinhos. Janela a janela, vai se entretendo com a vida comum dos outros até se deparar com o que pode ser assassinato. Alfred Hitchcock num dos seus melhores momentos também nos imobiliza em gesso. Só vemos o que o protagonista vê, exceto numa madrugada quando ele cochila. Grace Kelly e Thelma Ritter são as coadjuvantes de luxo, sendo a primeira a namoradinha endinheirada e a outra a enfermeira num tipo habitual à atriz, uma espécie de consciência ou grilo falante do papel principal. Assim que Stweart as convencer que presenciou realmente um crime, a trama ganha em agilidade com melhor aproveitamento da cenografia e sua pulsante realidade. Impossível deixar de comentar não só a excelente direção de arte, executada de forma incomum e do uso da trilha sonora, ou da falta dela, já que todo o som é exatamente o que o fotógrafo ouve. Estes dois elementos de impecável apuro técnico, produzidos perfeitamente em época distante, só reforça o emblema de obra prima.

Janela Indiscreta – Rear Window

- EUA 1954 De Alfred Hitchcock Com James Stewart, Grace Kelly, Thelma Ritter, Wendell Corey, Raymond Burr, Judith Evelyn, Georgine Darcy 112’ Suspense


DVD - A Universal manteve em todos os do diretor que lhe dizem respeito capa e menus padronizados, o que além de ser feio por si só, ainda piora na estante ao ser misturado em ordem cronológica com os de diferentes distribuidoras. Pra variar, o tal livreto descrito na contracapa não está neste também. Há um documentário longo de analises e sobre a restauração, um menor só sobre os bastidores, galeria de imagens, trailer original e do relançamento. Este último já presente em outros da série.

Cotação:

5 comentários:

  1. Pra mim? O melhor de Hitchcock, um dos cinco melhores que já vi.

    ResponderExcluir
  2. Faéu, pra mim? Não é o melhor Hitchcock, mas é quase...

    ResponderExcluir
  3. qual o melhor?
    e voce ainda nao foi ver the mist....

    ResponderExcluir
  4. Não tenho saído de casa...

    Faéu, "O melhor" dele acho que não existe! Meu favorito, aquele que já vi e revi milhões de vezes, mas ainda não em DVD, é Intriga Internacional.

    ResponderExcluir