21 de dezembro de 2007

Planeta dos Macacos (2001)

Divertida, mas escandalosamente vazia versão de Tim Burton à célebre cine série da década de 60. Curioso é que mesmo tendo assinado inúmeras películas desde Batman, é justamente esta a referência a ele contida nos trailers. Acusado por fãs de ter sido econômico nas cenas de ação em seus filmes do Paladino da Justiça parece que aqui quis ir á forra! Como resultado temos uma correria sem fim pondo por água a baixo qualquer possibilidade de se conhecer (ou ter interesse) o mínimo possível por aqueles tantos personagens. Muitos aparecem e somem sem dizerem a que vieram... Cheira a trabalhinho de produtor que na ilha de edição tentou deixar a coisa mais atrativa comercialmente falando. Outro incômodo é que na tentativa de evidenciar o paralelo entre macacos e humanos descambou pra caricatura. Motoqueiros de jaqueta de couro, maconheiros hippies, mulher de político fútil, inclusive a macaca esquerdista de Helena Bonham Carter. Não se vê macacos (com maquiagem quase sempre fabulosa de Rick Baker) humanizados, mas macacos fingindo que são humanos. De Tim Burton mesmo temos uma rebuscada direção de arte, trilha sonora de Danny Elfman e a retórica sobre as diferenças. Há sim, e a referência ao estúdio inglês Hammer na presença de Kris Kristofferson com visual quase igual ao usado por ele no clássico One Million Years B.C..

Planeta dos Macacos – Planet of Apes
- EUA 2001 De Tim Burton Com Mark Wahlberg, Tim Roth, Helena Bonham Carter, Michael Clarke Duncan, Kris Kristofferson 120’ Ação/Sci-Fi


DVD - Poucos lançamentos usaram e abusaram da mídia DVD como este Planeta dos Macacos. Pra você ter uma idéia, é possível se assistir ao filme 4 vezes!!! Normal, com comentários do diretor, outra com os de Danny Elfman (as poucas coisas sem legendas em português) e com entrada de informações de bastidor na tela. Duplo, os bônus não estão concentrados apenas no segundo disco, tendo inclusive um easter egg no primeiro. Se o filme ficou a desejar, prepare-se para passar horas e horas com documentários (relativamente longos e bem produzidos) de bastidores, cenas estendidas, cenas vistas por múltiplos ângulos (até com as páginas do roteiro), trailers, pôsteres entre outros regalos. Vale comentar um defeito nos discos da Fox: nos filmes só é possível alterar áudio e legendas pelo menu principal e não diretamente pelo controle remoto o que é bastante irritante.

Cotação:

Um comentário:

  1. Este filme é excelente,porem o final é extremamente confuso e diferente da versão dos anos 60.

    ResponderExcluir