3 de junho de 2008

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Este apanhado de contos fantásticos curtos, recebeu do roteirista uma costura habilidosa, acrescentando uma trama passada na realidade. Mas por mais bem feita é inegável o desequilíbrio do que é fantasia e do drama familiar no qual um filho tenta saber o que é verdadeiro na história de seu pai, prestes a morrer. Tim Burton tentando ser adulto, mas também aceito como cineasta sério, chega à banalidade da maioria dos filmes americanos neste gênero. E a trilha sonora sentimental, repleta de momentos grandiloqüentes acentua este sabor, uma das piores de Danny Elfman em sua parceria com o cineasta. Se nos entretemos com as aventuras de Ewan McGregor por terras misteriosas, logo voltamos ao agora, com aquele filho reclamando não se sabe do quê ao certo. Pode ter sido um recurso útil ao roteirista para emendar os contos, mas não parece ser motivo plausível para um filho ficar de mal com o pai por anos só porque o velho gosta de contar histórias absurdas. No faz de conta, há várias mensagens bacanas claramente retiradas do livro, mas como são muitas seguidamente acabam se diluindo. Certamente teríamos um filme mais feliz se fosse divido em capítulos. Burton, acolhido por uma produção esmerada, está claramente muito mais a vontade no que se refere à fantasia conseguindo momentos memoravelmente mágicos. E são estes momentos que fazem Big Fish permanecer na nossa memória por muito tempo tal e qual o incrível passado do herói Edward Bloom.

Big Fish – Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

- EUA 2003 De Tim Burton Com Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Alison Lohman, Steve Buscemi 125’ Drama


DVD - Edição simples e ao mesmo tempo caprichada. Poucos mas bem realizados extras como trailer original, e de outros filmes, um documentário dividido por partes e faixa de áudio com o diretor dando uma entrevista sobre o filme. Essa entrevista é curiosa porque eles não comentam exatamente o que está acontecendo na tela, mais parece um programa de rádio. Porém, comparada às vezes em que Burton comentou sozinho seu trabalho, como no DVD de A Lenda do Cavaleiro sem cabeça, é uma boa idéia, porque é monossilábico. Tem um joguinho de perguntas e respostas sobre a carreira do diretor não muito fácil, mas se todas as respostas estiverem corretas somos presenteados com um mini documentário. Tudo está legendado em português fora os extras e o recurso de durante o filme se clicar em certos ícones e se saber mais sobre a realização ou dos personagens. Aliás, este recurso desabilita as legendas do próprio filme! Atenção para um easter egg escondido logo no menu principal.

Cotação:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande história narrada por uma sub-história entediante. A mesma situação de Beijamin Button, não sei se voce já viu. Enfim, Tim Burton é sempre Tim Burton, nao adianta comparar.
    Aliás, tá faltando um post de pulp fiction e outros clássicos tarantinos!

    ResponderExcluir