13 de maio de 2008

Madrugada dos Mortos (2004)

Gosta-se dele muito mais pelo que não é do que por suas qualidades. Refilmagens de filmes clássicos e com menos de 40 anos parecem ser sempre desnecessárias. Zack Snyder, ou a Universal, optaram por uma solução muito inteligente. Do original de Romero mesmo é só o título, o principal cenário, o shopping Center, e claro, os zumbis como algozes. De resto é uma produção totalmente diferente. Para o bem e para o mal. Se o de 78 já começa no meio da balburdia de uma emissora de TV noticiando a aparição dos mortos-vivos (dando continuidade ao de 69), aqui parte do princípio, com o inicio da infestação do ponto de vista de uma enfermeira loirinha e suburbana. Mas a alteração crucial fica mesmo de que o tal shopping é só cenário mesmo, ao invés de ser um dos personagens e crítica ao consumismo. Em 2004 já assumimos que compramos sem necessidade, e daí? É competente no quesito sustos, aberrações e nojeiras em geral, mas peca no que praticamente todos os modernos pecam: Falta suspense, cenas melhor lapidadas, climas, manipulação da expectativa da platéia, enfim, realmente dar medo. Não só susto. Esta edição em DVD é a do diretor, com mais violência e as características dos personagens melhor delineadas. Parece estar mais bem acabada do que a que vimos no cinema, com os minutos a mais imperceptível. Também, como o filme é do auge dos reality shows nos EUA, com Survivor até sendo citado no começo, nota-se a importância em mostrar pessoas de diferentes personalidades dividindo um mesmo ambiente, muito mais que qualquer discussão sociológica.

Madrugada dos Mortos – Dawn of the Dead

- EUA 2004 De Zack Snyder com Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer, Ty Burrell, Michael Kelly, Kevin Zegers, Jayne Eastwood, Inna Korobkina 97’ Horror


DVD - Pertence à caixa lançada pela Universal com outros dois filmes de mortos-vivos recentes, sendo o mesmo conteúdo distribuído anteriormente. Não fala nada de extras na contra capa, mas tem e são muitos bons, inclusive com o filme no chamado corte X-Rated, com cenas antes deletadas para a tela grande remontadas no longa. Uma introdução do diretor explicando isso, além de faixa de áudio dele. Dois curtas complementam o filme, um pretensamente caseiro com o cara da loja de armas e o outro com um noticiário anunciando a infestação. Há ainda alguns making off técnicos, faixas deletadas e um dos trailers de Todo Mundo Quase Morto, também pertencente ao box.

Cotação:

Um comentário: