22 de maio de 2008

Hulk

Calcado muito mais em interpretações do que em mega efeitos especiais, tornou-se um dos mais injustiçados nessa já cansativa série de adaptações de quadrinhos pra tela grande. Cabe uma ressalva, porque não é que não tenha efeitos, até tem muitos, sendo o personagem principal um deles, mas o desenrolar da ação não necessita apenas dos pixels da criatura verde para existir. O que não surpreende, já que o diretor Ang Lee, é sabidamente um artista sentimental, como já havia se visto em O Banquete de Casamento, ou Tempestade de Gelo. O mertiolate do arranhão comercial chamado Hulk chegaria algum tempo depois com O Segredo de Brokeback Mountain e seus não sei quantos Oscars. Aqui, interessou-lhe contar tempestuosos conflitos de gerações com a não menos velha discussão do que é herdado geneticamente ou adquirido. Dá pra lembrar ainda de Hamlet, porque não? O monstro tão xingado parece pouco, e sua existência em CG não deixa de ser uma ousadia. Em meio à história, só se pararmos pra perceber seus movimentos de cartoon é que a magia cai com seu artificialismo. Mais defeito do que ele é o exaustivo uso de transições digitais um tanto quanto óbvias. Não a linguagem de quadrinhos da edição, que ainda dão um aspecto 70’s, mas as transições entre as cenas mesmo. E claro, sua duração de mais de duas horas. Ficará para a posteridade como um raro exemplo de filme de super herói, tão subgênero banalizado na atualidade, voltado à platéia adulta. Faixa etária cada vez mais relegada a segundo plano pela indústria hollywoodiana.

Hulk – Hulk

- EUA 2003 De Ang Lee com Eric Bana, Jennifer Connelly, Sam Elliott, Josh Lucas, Nick Nolte, Kevin Rankin 101’ Ação/Drama


DVD - O estojo plástico verde esmeralda nos lembra aqueles antigos VHS da Disney, mas a impressão da capa, metalizada, dá todo o destaque que o filme merece na nossa estante. Os menus são iguais ao que a Warner faria mais tarde para Batman Begins, com fusões entre os quadrinhos e o filme. Há uma batelada de extras, e alguma coisa para ser acessada em DVD Room. Destaque para Ang Lee servindo de molde na captura de movimentos para a criação do Hulk.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário