16 de agosto de 2009

Arraste-me para o Inferno

Havia uma verdade e uma mentira no trailer desta nova incursão ao Horror do gênio por detrás da trilogia Evil Dead. A mentira é que o filme faz menos uso dos efeitos digitais do que aparentava, o que é uma sorte, por já se saber que computadores e o gênero não combinam em nada. A verdade é que acima de qualquer outra avaliação um retorno ao cinema calafrio clássico, com gatos, maldições, bruxas, demônios, casarões e aqueles exageros típicos que exigem a cumplicidade do espectador.

Entretenimento com sabor de passeio em trem fantasma de parque itinerante. Se for pra ficar apontando falhas e incoerências, seria melhor não ter entrado naquele carrinho enferrujado.

Não tão longe do terror como muitos acreditam, já que produziu boa parte das adaptações americanas de filmes japoneses que assolaram o mundo nos últimos tempos, o velho Raimi se faz presente muito mais nas incontáveis referências aos Evil Dead do que na cinematografia em si. Não há rebuscamentos de ângulos surpreendentes ou sacadas visuais de tirar o fôlego.

A propósito, quem viu as famigeradas desventuras de Ash inúmeras vezes deve aproveitar muito mais Arraste-me Para O Inferno. Está lá o humor pastelão, fruto da paixão confessa de Sam Raimi pelos Três Patetas, o olho do demônio que salta direto á goela da mocinha, o possuído vestindo algo semelhante aos casacos chineses para que os cabos possam o fazer flutuar sem serem vistos, xícaras e objetos inanimados que gargalham e a trilha sonora dialogando com o trabalho de Joseph LoDuca e Danny Elfman, os dois compositores com quem mais fez parceria.

Com argumento moralista e sem arroubos de originalidade, é curiosa a aposta em temores religiosos nestes tempos high-tec ao invés da carnificina desenfreada. Tão longe de ser obra-prima quanto de decepcionar, como nas velhas fitas de horror toma proveito dos temores do momento em terras yankees: malditos estrangeiros que podem nos levar ao inferno!


Arraste-me para o Inferno - Drag Me To Hell

- EUA 2009 De Sam Raimi Com Alison Lohman, Justin Long, Lorna Raver, Dileep Rao, David Paymer, Bojana Novakovic, Reggie Lee 99’Horror


*** Em Cartaz ***

Cotação:

5 comentários:

  1. Olá, constatei que tens um link para o meu antigo endereço http://viciadocinematv.blogs.sapo.pt/
    Deixo-te esta mensagem para indicar que voltei ao activo, mas desta vez com o endereço http://viciadocinematv.com
    Desde já convido-te a visitares o espaço, dares a tua opinião e/ou sugestão, e caso queiras, actualizares com a nova hiperligação.

    Cumprimentos Cinéfilos,
    Nuno Cargaleiro

    PS-Eu quero ver este filme!!! Estive em bruxelas, e já havia lá, mas a ideia de ouvir a dobragem em frances tirou-me a vontade toda!

    ResponderExcluir
  2. Hum... já viste isto... e eu ainda não... grrr!!!

    Tenho muita curiosidade em ver este filme, parece o regresso de Sam Raimi às suas "origens".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nuno, obrigado pelo aviso. Alterarei.

    Sam, é bem Sam Raimi mesmo. Muito divertido, vale o ingresso no cinema.

    ResponderExcluir
  4. Miguel, te indiquei ao selo "Vale a Pena Ficar de Olho Nesse Blog". Dê uma passada lá. Abcs.

    ResponderExcluir
  5. No final ela continua amaldiçoada. sem graça

    ResponderExcluir