14 de junho de 2008

Tudo Sobre Minha Mãe

A genialidade começa pelo trocadilho do título, referência a All About Eve, ou A Malvada. Ao contrário do que parece à primeira vista, não se trata de uma história desenrolada nos bastidores do teatro, com mocinhas passando a perna em estrelas tarimbadas, mas relacionada a Eva, a genitora do Planeta. All About Eve foi chamado na Espanha de Eva al Desnudo, como o filme lembra logo no início. De inúmeras maneiras veremos as mulheres gerando impulsivamente todo tipo de coisa entre o drama e a comédia como só os latinos são capazes. Sempre equilibrado, discute assuntos extremamente delicados sem esbarrar no dramalhão, embora consiga com maestria fazer chorar nos momentos certos. Ainda reuniu Almodóvar à argentina Cecila Roth após mais de dez anos. E não se pode pensar em atriz melhor no papel da mulher que volta a suas raízes atrás não apenas do pai do filho perdido, mas de si mesma. Acabara encontrando muito mais do que procura ao se envolver com muitas outras mulheres de vida atribulada. Impossível deixar de citar Marisa Paredes, diva, diva, diva, interpretando outra diva, Huma Rojo que por sua vez interpreta Blanche Du-Bois uma das mais atormentadas personagens criadas por Tenesse Willians. Não há toa a frase “Sempre dependi da bondade de estranhos” (pertencente a Um Bonde Chamado Desejo ou Uma Rua Chamada Pecado) será repetida três vezes e poderia ser a tagline do filme. Seja por problemas sentimentais, ou de saúde, como os transplantes de órgãos abordados de maneira consciente, todos dependem de estranhos. Não é meu Almodóvar favorito, mas é o mais completo desta fase chamada irritantemente pela imprensa de “a mais madura”.

Tudo Sobre Minha Mãe – Todo Sobre Mi Madre

- Espanha 1999 De Pedro Almodóvar Com Cecilia Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz, Rosa Maria Sardà, Antonia San Juan, Eloy Azorín 101’ Drama


DVD - O cineasta espanhol merecia melhor cuidado com suas películas em DVD no Brasil. Aliás, se lançassem os mais antigos já estaríamos felizes. Tudo Sobre Minha Mãe é um daqueles em que a Fox não fazia nem menus exclusivos. Um horror! Para quem só o tinha assistido em VHS, vai levar um susto com a belíssima fotografia, resgatada em seu formato original. Para desencalhe, a distribuidora o re-embalou com Fale Com Ella, do mesmo diretor, mas de épocas diferentes, e por isso com muitos extras.

Cotação:

2 comentários:

  1. hey cara
    é inacreditavel o quanto a sua coleção de filmes é parecida com a minha
    vamos trocar figurinhas rsrsrsr
    adorei o blog
    vou recomendá-lo no meu
    já tá no meu favoritos abção

    ResponderExcluir
  2. Alessandro, bacana! Vou lá ver se você tem razão. E obrigado pelo link, está correspondido.

    ResponderExcluir