15 de abril de 2008

Carmilla – A Vampira de Karnstein

Os tempos eram outros, e a Hammer estava no vermelho. Não o vermelho do sangue que Drácula tanto degustou e que fez a fama do estúdio inglês, mas vermelho financeiro e era preciso modernizar seus monstros. Quem ainda iria ao cinema ver castelos góticos com tantos hippies gritando a chegada da nova-era? Uma condessa diabólica e sua família de vampiros que de tempos em tempos desperta parecia ser o motivo ideal para mostrar o antigo sexo frágil em busca dos seus desejos, de preferência, claro, usando esvoaçantes camisolas transparentes. Joseph Sheridan LeFanu lançou o romance Carmilla antes de Bram Stoker dar ao mundo Drácula e embora seja menos famoso que o sucessor traz o diferencial da protagonista feminina. De extremo erotismo lésbico, é um divisor de águas no estilo rococó da Hammer com violência mais explícita e farta exibição de seios femininos, sem perder a classe costumeira ao diretor Roy Baker. A produção de visível pobreza não compromete nem se reflete danosamente no desenrolar da história divertida fazendo bom uso da óbvia apologia ao cristianismo como todo filme de sugadores de sangue que se preze. O estúdio faria mais duas películas com Mircaela/Carmilla (Luxuria de Vampiros e As Filhas de Drácula), mas fora a personagem, não há relação entre eles, nem mesmo o elenco, portanto não tem lógica chamá-los de trilogia. Este alçou à categoria de estrela sua atriz principal, a polonesa Ingrid Pitt, considerada tão iconográfica para o horror quanto Christopher Lee ou Peter Cushing, só pra citar dois nomes da Terra da Rainha. Mas não é a única celebridade do elenco! Temos ainda a sexy Kate O’Mara, implorando tragicamente pra ser vampirizada depois de noites de amor com Pitt. Cult até o talo!

Carmilla – A Vampira de Karnstein – The Vampire Lovers

- Inglaterra 1970 De Roy Ward Baker Com Ingrid Pitt, George Cole, Kate O’Mara, Peter Cushing, Dawn Addams, Madeline Smith, John Forbes-Robertson 90’ Horror


DVD - Um dos primeiros a ser distribuído pela London Films (Works DVD) tem uma arte de capa bem bacaninha, mas parece não indicar a importância de seu conteúdo já que ainda o achamos ele até por cinco reais. Está com a imagem em tela cheia com problemas de brilho e contraste, bem diferente dos outros que lançaram da Hammer. Na contracapa diz que vem com o trailer do cinema, mas no menu principal está escrito que se trata de Drácula, Príncipe das Trevas. Ao se clicar, surpresa! É na verdade é o de Drácula no Mundo da Minissaia! Aliás, nunca comercializado em DVD.

Cotação:

2 comentários:

  1. Amigo, nem tenho como agradecer por manter um blog como esse. As informações que você passa sobre extras, qualidade de imagem/som dos DVDs raros de distribuidoras pequenas são preciosas. Graças ao seu post eu evitei cometer uma enorme mancada. Estava quase pra comprar o DVD de Carmilla pelo Mercado Livre por um preço abusivo (mas aceitável dada a raridade), mas agora que vi aqui que o filme está em tela cheia desisti na hora. De jeito nenhum, entre o DVD original com o filme amputado e o DVD que eu montei a partir de um arquivo MKV que achei no paradox fico com o meu mesmo.
    Valeu demais pelo trabalho, vai pros meus favoritos com certeza... ;)

    ResponderExcluir
  2. Rodigo, nossa! Obrigado!

    Olha, nãos ei aonde vc mora, mas já morri de cruzar com este DVD bem baratiiiiiiinho.

    ResponderExcluir