31 de maio de 2008

O Circo dos Vampiros

Festival sangrento de tipos bizarros, é um raro filme da Hammer a usar vampirismo longe de suas séries, como Drácula, ou a trilogia de Karnstein. Quinze anos após cravarem uma estaca em terrível conde que seduzia criancinhas, vilarejo europeu do século XIX vê a praga dita pelo cujo se concretizar ao serem contaminados com a peste negra. Agonizando ele jurou matar a todos, a começar por seus filhos. Isolados a bala pelos moradores das cidadezinhas vizinhas, têm a única forma de fugir (pelo menos mentalmente) de tamanha desgraçada com a chegada de um circo bizarro. Engraçado é que a trupe é recebida de forma hostil, e rebate o tratamento da mesma forma, mas nem por isso deixa te ter uma platéia cativa. O roteiro foge apenas do tema vampirismo, com inúmeros personagens que morfam de animais para humanos, com momentos brilhantes, como a famosíssima dança da mulher tigre peladíssima, chegando a fazer os mesmos movimentos de corpo que o tigre excitado faz em sua jaula. Tanto Emil, o homem pantera, quanto o tal conde vestem-se de forma espalhafatosa como se fossem para um show de rock glam! Mesmo em produção visivelmente pobre, a ambientação é bem feita, porque combina com aqueles personagens vivendo realmente em meio à deficiência de crenças e recursos financeiros. A falta de dinheiro só é sentida na execução dos efeitos especiais, porque há centenas deles, e nem todos convincentes. Em compensação quando acertam fazem a gente voltar a cena pra prestar mais atenção, de tão bacanas. Outro ponto negativo é a enxurrada de personagens. Há tanta gente saindo e entrando em cena, que em muitos pontos deixa-se de entender quem é quem. Isso dificulta ainda a solução para o destino de alguns deles, como a cigana por exemplo. Pode não ser uma obra prima do estúdio inglês, mas ainda é digno de atenção especial. Sem as estrelas habituais da Hammer, pode-se destacar Adrienne Corri que faz a cigana, vista também em A Laranja Mecânica, e David Prowse como O Homem Forte, que mais tarde seria um dos monstros de Frankeinstein, e claro, a cara por detrás da máscara de Darth Vader em Star Wars.

O Circo dos Vampiros – Vampire Circus

- Inglaterra 1972 De Robert Young Com Adrienne Corri, Thorley Walters, Anthony Higgins, John Moulder-Brown, Laurence Payne, Lynne Frederick, Robert Tayman, Robin Sachs 83’ Horror


DVD - Lançado nos cinemas brasileiros em 1973 como A Cigana e o Vampiro, levou o mesmo nome ao sair na década de 80 em VHS pela F.J.Lucas. Provavelmente se exibido na TV manteve este título. A Works DVD resgatou o título original, além da imagem em formato original. Não há extras, e a qualidade do filme se parece com a de Laser Disc: Não há ranhuras, mas é meio embaçada.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário