14 de fevereiro de 2008

Halloween – A Noite do Terror

Imagine todo o gênero horror em uma linha de tempo. Em 61 o fenomenal sucesso comercial de Psicose mostrou que muito pior que as trevas (que no mundo real nunca alguém teve a certeza da existência) está o mal vindo da própria mente humana atormentada. Caminhando esbarrasse em filmes que misturam o medo vindo do psicológico com possibilidades espirituais, até desembocar em O Massacre da Serra Elétrica. Tob Hooper fez uso da mesma história (real) usada como base para Psicose, mas colocou uma máscara no assassino. Mastigado ao sucesso do livro de Stephen King, Brian De Palma surgiu com Carrie A Estranha. Adolescentes vivem em um mundo extremamente perigoso se as regras sociais não são seguidas. Desse lusco fusco veio Halloween, dirigido por John Carpenter por um punhado de dólares. Extremamente competente no suspense e vergonhosamente banal na narrativa! Começa muito bem, com uma adolescente sendo esfaqueada até a morte após fazer sexo sem fins procriativos no Halloween por algum maníaco usando máscara. A câmera subjetiva, em um longo plano seqüência, só nos deixa conhecer a identidade do criminoso após o mal estar feito: Uma pequena criança vestida de palhacinho. 15 anos depois Michael Meyer foge do manicômio exatamente no dia das bruxas, mais velho, forte e poderoso, e volta ao bairro onde morava pra ver sangue teen. E todo o filme é praticamente só isso! Com o agravante de a carnificina começar com quase uma hora de metragem!!! Até pode-se imaginar o impacto em sua época de lançamento, mas hoje em dia são inevitáveis umas boas cochiladas! Mesmo se não soubéssemos das inúmeras continuações, é evidente que a baby siter de Jamie Lee Curtis, absolutamente careta e assexuada, sobreviverá ao final. Foram centenas de imitações por décadas, e o roteiro fraquíssimo em lógica e acontecimentos não se sustenta mais. Fica a graça em notar o surgimento de clichês perpetuados por Jasons da vida. Só as virgens sobrevivem!

Halloween – A Noite do Terror – Halloween
- EUA 1978 De John Carpenter Com Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Nancy Loomis, P.J. Sales, Charles Cyphers 90’ Horror


DVD - Custa preço de chuchu em qualquer hipermercado da vida! Um dos erros destas distribuidoras pequenas (neste a Spectra Nova) é se atrapalharem na hora de fazer as capinhas, optando pelos títulos simplesmente traduzidos, não os originalmente exibidos nos cinemas brasileiros ou exibidos na TV. Quase sempre retiram o subtítulo! Futuramente vai dar confusão. Qualidade de imagem mediana, mesmo em letterbox, e os extras se resumem às biografias e filmografias essenciais de Carpenter, Curtis e Pleasence.

Cotação:

2 comentários:

  1. Miguel o que eu achei interessante é você não postar nenhum filme da série sexta feira 13 pra gente comentar? Faça isso alugue todos os titulos na locadora mais próxima, depois os incluam nesta página e por último escreva suas críticas e dê sua cotação aos filmes da série. faça issi Miguel eu iría adorar!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, só tenho um sexta-feira na minha coleção. Não por falta de vontade de ter mais...

    Viu isso? >> http://cidadaoquem.blogspot.com/2010/02/filmoteca-da-boa-vontade.html

    ResponderExcluir