8 de março de 2008

O Mundo da Fantasia

Um fiapo de história tenta amarrar de qualquer jeito quase uma dezena de canções de Irving Berlin. Por mais que o elenco seja gracioso, principalmente Mitzi Gaynor, não há muito que fazer tendo um roteiro bastante aborrecido, sem conflitos marcantes que envolvam uma família do Vaudeville. Serve para se compreender a diferença entre um clássico e um filme velho! Curioso é que ele já era um trabalho fora de moda quando foi lançado, mas parecia irresistível ao estúdio Fox usar a nova tecnologia cinemascope em um musical grandiloqüente, gênero que a MGM era mestre muitos anos antes. Este bomba cinematográfica também é quase um desaforo na carreira de Marilyn Monroe, já famosa em escala mundial foi obrigada contratualmente a ser uma mera coadjuvante de luxo na tentativa de se evitar a previsível catástrofe nas bilheterias. Como Vicky Parker tem duas ou três cenas de diálogos e uns quatro números musicais onde está simplesmente maravilhosa. Tornou-se o único motivo para ver este filme. Vinda de sucessos do tipo Como Agarrar um Milionário e Os Homens Preferem As Loiras, sua personagem, visivelmente adicionada ás pressas, ainda faz um inacreditável par romântico com o horroroso Donald O’Connor. De qualquer forma, 1954 foi um ano importante para Marilyn, quando teve a ousadia de fazer uma espécie de greve exigindo a possibilidade de escolher seus roteiros. Intencionava evitar os roteiros bobinhos de loira estúpida que estavam se sucedendo, briga que nunca deixaria de existir. Só teria aceitado este aqui em troca pelo papel principal no próximo do gênio Billy Wilder: The Seven Year Itch ou O Pecado Mora Ao Lado. O tempo mostrou que foi um bom negócio. A tentadora vizinha sem nome seria um dos papeis emblemáticos para sua consagração.

O Mundo da Fantasia – There’s No Business like Show Business

- EUA 1954 De Walter Lang Com Marilyn Monroe, Donald O’Connor, Mitzi Gaynor, Ethel Merman, Dan Dailey, Johnnie Ray, 117’ Musical


DVD - Originalmente lançado no box Diamond Collection, agora é vendido separadamente em novas embalagem, na manjada série Fox Classics. Aquela série de DVDs com o pôster estampado de atravessado na capa e dentro um cartão do mesmo. Há um furo gigante na contracapa, com imagens de Nunca Fui Santa, mas nos extras um curioso trailer em português/espanhol. Poucas vezes tal regá-lo aparece como bônus em filmes clássicos.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário