4 de junho de 2008

Os Irmãos Grimm

Quando um filme aguardado como este vai muito mal das pernas na bilheteria, é quase impossível conter a mórbida curiosidade em querer conferi-lo. E tentar achar o erro! Como versão pessoal sobre a vida dos autores de inúmeros contos de fadas não se decide em momento algum se quer desmitificar a infantilidade das histórias, escancarando seu lado violento e de horror, ou vender seu peixe justamente às crianças, seculares consumidoras delas. Acaba por não agradar nem um nem ao outro. Mesmo sendo divertido e agitado, com direção de arte e fotografia muito bem cuidadas, nos noves fora é refém de um roteiro bastante irregular. Nem comento o fato deste tipo de biografia colocar em cheque a capacidade criativa de autores, dando a eles inspirações externas às obras mais famosas, mas justificativas forçadas demais, e muitos pontos mal explicados. O pior deles é o final de Wilhelm Grimm (Matt Demon), uma colossal falha de lógica. Talvez estivessem apostando na máxima “dê um final arrebatador, que eles esquecerão de todo o resto”, já prevendo o fracasso que viria, e acabaram pondo por terra qualquer chance de sentido. Outro inacreditável descuido é o excesso de efeitos digitais, em sua grande maioria muito mal feitos. O Lobo Mau rivaliza com o Scooby-Doo de tão tosco. Terry Gilliam está fadado a ser um diretor de cults, mas cults não enchem barriga, devem pensar os produtores que desembolsam dinheiro sem verem o retorno imediato.

Os Irmãos Grimm – The Brothers Grimm

- EUA 2005 De Terry Gilliam Com Matt Damon, Heath Ledger, Monica Bellucci, Peter Stormare, Lena Headey, Mackenzie Crook, Roger Ashton-Griffiths, 119’ Aventura


DVD - Se o filme já se arrasta, a Europa Filmes ajuda na falta de interesse achincalhando sua fotografia em horrendo fullscreen! O único extra é o trailer original.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário