28 de outubro de 2008

Os 12 Macacos

Uma das mais surpreendentes e pouco reconhecidas ficções científicas dos anos 90. Tão cheia de camadas que é quase automático querer revê-la apenas para observar novas texturas. A primeira surpresa é que sempre se espera mais rococó neste gênero associado à assinatura de Terry Gilliam. Tanto em efeitos especiais, quanto em visual, até que é bem contido, com muitos filtros claros de fotografia para não afugentar fãs dos filmes bobocas estrelados por Bruce Willis e Brad Pitt na época. Aliás, este último somado ao estranhamento do argumento é um desconforto inicial. Quando a trama ainda não decolou, sua interpretação de deficiente mental ensaiadinha demais destoa do realismo cenográfico. Em 2034, a humanidade vive nos subterrâneos graças a um vírus espalhado em 1996. Todo o planeta está novamente tomado por animais selvagens, que vivem livremente sobre o que foi a civilização. Mesmo com a tecnologia ainda precária, cientistas usam detento (Willis) para que ele volte ao passado a fim de conseguir amostras da tal praga antes dela sofrer mutações. Sem controle exato da época em que será enviado, vai primeiro para 1990, e suas convicções o levam ao hospício. Este argumento, baseado no curta francês La Jetée de 1962, pode ter cheiro de “déjà-vu”, mas é só cheiro mesmo. Embalado numa trilha sonora atemporal, Os 12 Macacos (entre dezenas de outras coisas) nos lembra o emaranhado de referências culturais e imagens constroem nossa memória, e sobretudo, se somos por natureza criaturas sociáveis, a quem se agrupar. Com roteiro muito bem amarrado, desliza (sem maiores prejuízos) no final, quando a profundidade sai de cena para dar lugar a um saturado “quem é o culpado?”.

Os 12 Macacos – Twelve Monkeys


- EUA 1995 De Terry Gilliam Com Bruce Willis, Madeleine Stowe, Jon Seda, Brad Pitt, Simon Jones, Carol Florence, Christopher Plummer 129’ Ficção Científica


DVD - Mais uma pobreza franciscana da Universal. Não há nadica de nada além do filme. Como isso é inacreditável em se tratando de uma obra tão interessante, fica-se tentando achar algum easter egg... Não perca seu tempo! Não dá pra clicar no olho do Bruce Willis que fica rodando no menu estático.

Cotação:

3 comentários:

  1. Um dos meus filmes "sci-fi" favoritos dos anos 90.

    É revigorante e inovador a cada visualização.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Primo, e que horror o tempo que levei pra assisti-lo! Lol!!!
    Fiquei imaginando as maravilhas ainda inéditas pra mim...

    ResponderExcluir
  3. Espetacular esse filme. Não consigo entender porque ele talvez não tenha recebido o valor que merece.
    A empatia que sentimos pelo personagem principal é perturbadora, a visão distorcia e exagerada do futuro, seria aquilo mesmo, ou o ponto de vista de nosso personagem a beira da insanidade, e por fim a fraquesa e incapacidade do ser humano de mudar o seu destino que foi escrito pela natureza, mostrando a falsa impressão que talvez possamos ter de livre arbitrio. Por ultimo queria ressaltar: existe ai um lado do bem o do mal? Sabemos como o mundo está hoje, como ele deve se tornar. A maioria das visões mostra um mundo pós apocaliptico tranformado em um deserto radiotivo. Nasta realidade a terra seria como era antes de começarmos a destruila.

    ps: repararam nesse "easter egg", o policial que mata James Cole usa o mesmo cabelo e bigode de hitler

    ResponderExcluir