3 de dezembro de 2008

As Noivas do Vampiro

Peter Cushing com cara de tesão ao martelar ao estaca e jorrar sangue já vale a pena! É o Van Helsing mais insano e obsessivo mostrado no cinema, e sem dúvida o melhor de todos. Mas esta segunda incursão da Hammer no mundo vampiresco é muito mais que isso! Produzido na era de ouro do estúdio, foi dirigido por ninguém menos do que Terence Fischer, criador de nove entre dez coisas que se tornariam clichê no gênero. Não se deixe enganar pelo título original “The Brides of Dracula”, na época, uma condição da distribuidora norte-americana Universal para vendê-lo na cola de O Vampiro da Noite de 1958. Drácula só é citado, o resto da história original é sobre professorinha de francês que cai numa armadilha ao se hospedar no castelo de uma velha baronesa. Ao conhecer o filho da nobre, fica horrorizada ao vê-lo acorrentado pelo pé porque não lhe parece louco conforme a mãe afirma. No meio da noite, cheia de boas intenções, o solta ignorando o caos que causará aos camponeses da região. Há momentos de genialidade cinematográfica plena, como a governanta louca dando apoio para que uma morta irrompa da terra como se estivesse se referindo a um parto, mas também há inacreditáveis furos no roteiro e erros grotescos de ambientação histórica. Reza a lenda que o roteiro teria sido reescrito várias vezes, o que explicaria as muitas soluções mal explicadas. Dá-se um desconto porque além da Hammer estar aqui em seus primeiros passos, o resultado é competente e divertido. Absoluto na atmosfera macabra, com jovens suicidas, carruagens misteriosas em disparada na escuridão, batidas sinistras em portas, vampiras em camisolas esvoaçantes jurando amor eterno... Calafrios garantidos!

As Noivas do Vampiro – The Brides of Dracula

- Inglaterra 1960 De Terence Fisher Com Peter Cushing, Yvonne Monlaur, Martita Hunt, Freda Jackson, David Peel, Miles Malleson, Marie Devereux 85’ Horror


DVD- É a grande notícia aos fãs de filmes de horror clássicos depois que a Works DVD (Darke Side/London Films) subiu no telhado. A NBO está distribuindo na surdina alguns títulos da fase de outro da Hammer, jamais lançados antes em DVD no Brasil e a preços populares! Tela widescreen, áudio em 2 canais (em francês e inglês), só peca pela falta de extras e a capa muito feia. Numa loja, em meio a tantos discos, é possível que se cruze com ele sem dar bola para o seu conteúdo precioso.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário