26 de maio de 2008

Algo Mágico Aconteceu

Nem o pior dos piores dirigido por Moacyr Góes equipara-se a esta ingenuidade desconcertante made in Bollywood. A absoluta falta de maturidade artística nos remete aos teatrinhos escolares mais pueris ficando tecnicamente entre os filmes dos Trapalhões e qualquer novelinha da Televisa. As cenas dubladas e narradas (meio Híndi, meio inglês) sem precisão estão provavelmente remontadas a fim de contar a historinha criada posteriormente, se bobear as mesmas filmagens geraram outros não sei quantos filmes. Muito do que acontece é apenas falado em off. Por exemplo, a mocinha cai num precipício ao fim de um dos incontáveis números musicais e só se descobre isso porque se ouve um grito quando ela sai de cena, e depois comentam o acontecido. A trama frágil gira em torno de casal que vai morar em Darjeeling, onde mora seu melhor amigo, um fotografo famoso com pôsteres da Britney Spears nas paredes! Os pombinhos apaixonadíssimos, mas sem dinheiro, acabam indo morar numa espécie de cortiço milionário cuja senhoria, tão rica quanto malvada, mora no mesmo quintal na companhia de um jardineiro corcunda e coxo. Óbvio que a grã fina se encantará pelo mocinho casado, e como não faz outra coisa na vida a não ser espiar os dois pela janela, ou ouvir atrás das portas, colocará em prática seus conhecimentos de Magia Negra. Leia-se Magia Negra ficar sentada com um lenço na cabeça escrevendo com uma pluma de pavão e falando sozinha. Cruel de fazer a governanta de Rebecca parecer integrante da ordem das Carmelitas, nunca seus sortilégios resultam em nada! O único motivo para se assistir até o fim, além da curiosidade de se conhecer algum produto da maior indústria cinematográfica do planeta, são os hábitos locais bem distintos. Toma-se chá o tempo todo, vai-se ao cinema de forma idem. Por mais apaixonados não há uma cena com beijo. Os figurinos parecem os das produções da Boca-do-Lixo dos anos 80, embora quando vai trabalhar, a protagonista apareça de sarongue. Os números musicais cortam a narrativa do nada, às vezes têm a ver com o enredo, outras vezes os atores fazem coreografias tipo Segura o Tchan. Em uma delas a garota aparece indo rezar à Deusa Kali num templo cheio de suásticas, com uma divindade de cara azul, dentes pontiagudos e língua de fora. Embora seja recente, pesquisar qualquer informação on-line é quase missão impossível! Até no IMDB não há nenhum título “Jaadu Sa Chal Gaya”. Colocando lá o nome do diretor somos direcionados para a página de uma pessoa com centenas de pseudônimos, mas na filmografia não costa tal título. Muito obscuro!

Algo Mágico Aconteceu – Jaadu Sa Chal Gaya

- Índia 2006 De Dev Basu Com Rakesh Bapat, Sudhanshu Pandey, Meera Vasudevan, Parikshit Sahni, Abhay Bhargav 93’ Romance/Musical


DVD - Sempre causou estranheza que os filmes indianos jamais tenham chegado até nós, mesmo com seus números exorbitantes. Dizem que lá há uma lei federal que proíbe os atores de trabalharem em mais de 14 filmes ao mesmo tempo!!! A Líder está colocando no mercado alguns exemplares recentes de forma um tanto quanto amadora. Sem material promocional, usa screenshots de baixa resolução na capa, e entre as informações erradas da contracapa a de que o filme está em fullscreen, e que sua duração é de 155 minutos! O pior é na ausência de menu com capítulos e o áudio abafado, o que faz com que as graciosas canções percam em muito seu charme.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário