27 de março de 2006

Janela Indiscreta (1998)

Dá pra se deparar com esta verdadeira heresia cinematográfica sem se perguntar o porquê de sua existência? O que havia de errado com o ultraclássico de Hitchcock que o fez merecer uma refilmagem 44 anos depois? A presença do ator Christopher Reeve encabeçando o elenco no papel antes de James Stewart talvez indique alguma coisa já que deve ser raro um roteiro onde o protagonista fique paralisado o tempo todo. Assinando também a produção executiva, o eterno Superman teve neste telefilme (do canal especializado Hallmark) seu último trabalho em longa metragem, o que também explica, provavelmente, o fato da situação física do personagem ganhar muito mais destaque agora. Seu visível esforço em viver e a esperança de um dia tudo voltar ao normal chega a emocionar. Confesso que após ter visto o DVD á venda, ter dado umas risadinhas internas pela ousadia do projeto, à noite não consegui dormir imaginando o que teriam feito com plot tão genial. No dia seguinte fui correndo compra-lo sem esperar absolutamente nada além de um desaforo em forma de celulóide. Darryl Hannah no papel antes de Grace Kelly não é de forma alguma promessa de qualidade já que na época de Kill Bill assumiu que já topou participar de telefilmes horrorosos em troca de estadias em hotéis. Sua filmografia é gigantesca de coisas absurdas. A garota topa tudo mesmo! Infelizmente é impossível assisti-lo sem fazer comparações com a obra original, o que acaba tirando boa parte dos méritos dessa correta adaptação. Lamenta-se a atenção dada apenas à janela do criminoso, e não ao microcosmo geral que é o prédio. Vê-se uns dois ou três outros vizinhos, levando água a baixo a referência original ao cinema como um todo. Diga-se de passagem, a politicamente correta década de 90 deu-nos vizinhos gays, e claro, o voyeur tem alguma tecnologia a seu favor, chegando a ameaçar o assassino via e-mail. Digna de nota a trilha sonora de David Share que espertamente flerta com a original de Franz Waxman ao invés de simplesmente imita-la. Acima da média em produções originais para a TV, esta Janela não chega a ofender nossa inteligência nem magoar nosso amor á obra de Hitchcock, o que já não é pouco.

Janela Indiscreta (Rear Window)
- EUA 1998 De Jeff Bleckner com Christopher Reeve, Daryl Hannah, Robert Foster 102’ Suspense


DVD - Nada versus nada! Menuzinho mal e porcamente animado, seleção de cenas e áudio com a versão dublada no caso de você ser analfabeto. Ux, e dezenas de trailers de produções classe Z que aposto (e prometo!) nunca assistir.

Cotação:

4 comentários:

  1. Olá, sou Philipe.
    Perdão pelo incômodo, eu não conheço você, mas gostaria muito de saber se você teria alguma cópia disponível para download desse filme. Você poderia pô-la aqui no site mesmo... Meu pai deseja muito assistir a esse filme e não o encontramos em lugar algum! Se você desejar me vender também estou disposto a pagar! Muito obrigado e desculpa novamente pela indiscrição.

    obs.: Se desejar entrar em contato, meu e-mail é: bhl_rm1995@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme, só o do Hitchcock (que gosto muito), tenho curiosidade, mas nunca o encontrei em DVD. Gostei do comentário sobre a dublagem. Hahahaha!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Christopher Reeve e sou apaixonado pelo original de Hitchcock. Mesmo sem os figurinos de Edith Head ou a elegância de Grace Kelly, essa refilmagem me surpreendeu muito, é fantástico como Reeve ainda atua de forma tão humana mesmo com as dificuldades de sua paralisia, o que prova que a deficiência não é e nem deve ser um empecilho. O filme explora outros ângulos e acaba não sendo vazio ou tornando-se uma tentativa chata de refazer o de 1954, diria até que são histórias bem diferentes, porém com similaridades óbvias e necessárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, não encontro esse filme em lugar nenhum.
      Poderia me dizer onde assistiu?

      Excluir