21 de dezembro de 2007

O Homem de Palha

Tido como o mais atípico dos filmes da produtora Hammer, o considero o mais atípico filme de suspense de uma forma geral. Corajosamente toda a tensão surge do confronte dos princípios cristãos perante leis muito mais antigas: As do desejo. Policial católico praticante (Daqueles que só acreditam em sexo após o casamento!!!) vai até uma ilha depois de receber carta anônima sobre o sumiço de uma garota. Todas as suas crenças serão postas a prova ao tomar conhecimento dos milenares ritos praticados ali. E há tesão que resista ao conhecimento de que a belíssima Britt Ekland cantarola (Willow’s Song de Paul Giovanni) nuinha em pelo no quarto ao lado no meio da madrugada? Literalmente será feito de bobo até pelas criancinhas locais, tal e qual as velhas convenções são tratadas perante a crueza das relações humanas e reais. Se não bastasse tanta ousadia, ainda temos fantástica trilha sonora e interpretações memoráveis, principalmente a de Christopher Lee, que considera este o trabalho mais importante a qual participou. Observe a sutil utilização de símbolos fálicos durante toda película, e a seriedade com que é tratada uma seita pagã, de forma rara na cinematografia.

O Homem de Palha – The Wicker Man
- Inglaterra 1973 De Robin Hardy Com Edward Woodward, Christopher Lee, Britt Ekland, Ingrid Pitt 80’ Suspense


DVD - Em DVD há duas versões, a americana com 80 minutos e uma de 100 chamada de versão do diretor. No Brasil a Dark Side comercializa a americana. Traz trailer, spots de TV e rádio, e um longo e interessantíssimo documentário. Nele temos a oportunidade de ver os astros Christopher Lee e Ingrid Pitt na atualidade, e descobrir as verdadeiras trapalhadas para lançar bem na época em que a sua produtora foi vendida. Os novos donos não entenderam lhufas e além de cortes absurdos, os negativos originais simplesmente desaparecerem, provavelmente usados na pavimentação asfáltica!!! Lee é um dos que garantem que se o filme tivesse sido lançado tal e qual foi concebido teríamos um Cidadão Kane inglês...

Cotação:

2 comentários:

  1. Muito interessante o seu comentário, Miguel. Porém há um pequeno equívoco, pois esse filme não é da produtora inglesa Hammer e sim da British Lion Films Corporation.
    Ademais, parabéns pelo blog. Está entre os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dalton, obrigado!

    Olha, mas a produção começou na Hammer, pode ser considerado um de seus filmes. Enfim, arrumei a segunda parte, obrigado pelo aviso!

    ResponderExcluir