23 de fevereiro de 2009

Carne Fresca

Pela pretensão de colocar foco numa figura tão controvérsia quanto Bob Mizer é louvável por si só. Ele tomou de assalto as bancas norte-americanas entre os anos 40 e 50 com a Athletic Model Guild (AMG), revista de belos rapazes quase nus, entrando pra história pela coragem e por criar um estilo homoerótico. Foi perseguido pela polícia e preso por, entre outras coisas, favorecer a prostituição, hoje é tido como um dos maiores fotógrafos do século passado. Como se sabe muito pouco sobre o assunto, há várias curiosidades saborosas, por exemplo, de que era a mãe do retratista quem costurava os famosos tapa-sexo, e de que forma recrutava seus “modelos”. Acaba por confirmar o imaginário popular, com aquelas pessoas desembarcavam em Hollywood com a ambição de se tornarem estrelas de cinema, cedendo ao convite de tirar a roupa pra não morrerem de fome. Carne Fresca decidiu-se por seguir a linha drama intercalado pelos depoimentos de alguns sobreviventes, agora, todos velhos senhores logicamente. E um dos problemas vem daí, resultando em algo muito contido e ágil, dando a sensação de que desperdiçaram os entrevistados ou a curioso biografado. Não chega a emocionar em momento algum, embora a reconstituição de época e o clima seja puro 50’s. Difícil de acreditar que Joe Dallesandro, também muso de Andy Warhol, tinha 19 anos naquele tempo sendo que diz estar com 50, mas enfim... É perceptível como “falha” também, que todo o trabalho de Mizer tem uma forte estética american way pós-guerra, e o filme é uma co-produção de baixo orçamento canadense, francesa e inglesa, de fotografia bem iluminada. O artista merecia algo made in Hollywood tipo L.A. Confidential. Por falta de glamour decadente não deixará de ser feito.

Carne Fresca – Beefcake

- Canadá/Inglaterra/França 1998 De Thom Fitzgerald Com Daniel MacIvor, Joshua Peace, Jack Griffin Mazeika, Joe Dallesandro, Carroll Godsman, Thomas Cawood, Daniel McLaren, 97’ Drama/ Documentário


Cotação:

5 comentários:

  1. Desconhecia esse fotógrafo e achei interessante a proposta do filme. Será q Joe Dalessandro um dia vira muso cult? Abs!

    ResponderExcluir
  2. Anderson, as fotos são um escândalo de artísticas e sexys ao mesmo tempo. E Joe já virou né? Ele aparece até em Cry baby, teve no Brasil nos anos 90 num festival de cinema, fez vários filmes do Andy Warhol, além de Paixão Selvagem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Miguel. Encontrei seu blog através do La Dolce Vita (que por sinal também é seu). Adorei. Já vi algumas coisas que você postou aqui e ainda tenho que ver muitas outras.
    Você sabe onde posso baixar Carne Fresca? Já procurei em alguns lugares e só acho a legenda para download.

    ResponderExcluir
  4. Tárcio, olá! Não lembro mais... Mas se você já encontrou a legenda é meio caminho!

    Procure pelo nome em inglês junto ao do diretor, quem sabe?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Miguel! Lendo me lembrei de Perdidos na noite -John Schlesinger, que foi um filme que vi ainda adolescente , revi agora depois de anos e achei bom igual antes. Oba! Descobri agora seu outro blog. Abraço.

    ResponderExcluir