15 de março de 2008

Zodíaco

Distante da genialidade demonstrada em O Clube da Luta, mas também longe da obviedade de Seven. Baseado na história real do assassino serial que amedrontou os americanos no fim da década de 60, David Fincher se preocupou muito mais num estudo sobre a obsessão e a formação mitológica do que na história policial ou suspense. Ao optar por contar sob a ótica de várias pessoas “comuns”, sua fraqueza fica evidente. Quando se consegue algum interesse pela busca da identidade do criminoso, temos nossas atenções traídas por assuntos supérfluos. Parece ainda que teve medo de ser CSI, programa que soube empregar bem a câmera subjetiva tão difundida por ele... Não é um filme ruim de se assistir, mas tantas tramas paralelas desnecessárias deixam suas duas horas e meia (!!!) parecerem muito mais! A habilidade de Robert Altman não é pra qualquer um! Pesa também o fato de se saber que o assassino real jamais foi descoberto, então toda aquela enrolação não dará em nada... Chega-se a um ponto de não se entender a lógica da obstinação em pegar o tal Zodíaco porque seus atos são até banais diante de tanta barbárie nos jornais de agora. Talvez quem tenha nascido lá naquela época, e vivenciado a extensa exploração do caso na mídia ache mais graça.

Zodíaco – Zodiac

- EUA 2007 De David Fincher Com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Anthony Edwards, Brian Cox, Elias Koteas 157’ Suspense


DVD - O único extra relativo ao filme é um documentário relativamente grande com os envolvidos no projeto discursando não só sobre o filme, mas o caso em si. Destaque para a participação do jornalista Robert Graysmith, autor do livro que originou o roteiro e interpretado por Jake Gyllenhaal. Sua semelhança física com o ator, embora com bem mais idade, é curiosa.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário