26 de novembro de 2008

A Mansão de Drácula

O roteiro parece fruto de alguma gincana para ver quem conseguia usar mais monstros da Universal em menos metragem. Com evidente desgaste na fórmula, nada faz muito sentido. Drácula procura um conceituado médico porque cansou de ser vampiro. E não é que Talbot, o Lobisomem, teve exatamente a mesma idéia? O doutor, coitado, que vive isolado num velho laboratório cercado por duas ajudantes bonitonas, fará o possível para ajudá-los, mesmo estando mais preocupado em curar a corcunda de uma delas. No meio do tumulto, acabam encontrando o monstro de Frankenstein jogado numa caverna, e quando a trama tomar ares de Dr. Jekyll e Mister Hyde, pode apostar que haverá tentativas de revivê-lo. A enxurrada de efeitos especiais é outra diversão à parte, quase sempre funcionais até para os dias de hoje, exceto o morceguinho com os fios de nylon aparentes. Estapafúrdias há parte, é um trash de classe, produzido pelo estúdio que cravou no imaginário popular as principais criaturas da literatura de horror na década passada. Qualquer crítica é inútil se levarmos em conta seu interesse histórico e o sabor de entretenimento saudosista. Ao contrário do bem sucedido crossover cômico de Abbout e Costello, que contou com Bela Lugosi revivendo Drácula, nenhum dos atores originais está presente, embora Lon Chaney Jr. tenha ficado marcado pelo papel de Lobisomem. O conde da Transilvânia é interpretado por outra lenda do gênero, o longilíneo John Carradine. Por trás da maquiagem de monstro de Frankenstein está Glenn Strange assim como em alguns outros filmes. Hoje em dia é confundido volta e meia com Boris Karloff pela similaridade à primeira vista.

A Mansão de Drácula – House of Dracula

- EUA 1945 De Erle C. Kenton Com John Carradine, Lon Chaney Jr., Martha O'Driscoll, Lionel Atwill, Onslow Stevens, Glenn Strange, Ludwig Stössel, Jane Adams 67’ Horror


DVD- Outro disco da coleção Ataúde Macabro da finada Dark Side (London/Works DVD). A arte da capa e os menus (que chegam a dar calafrios de tão sombrios) estão bem bacanas. Ainda trazem informações técnicas e textos relevantes na contracapa. Acompanha outro filme raro da Universal, A Mansão de Frankenstein, onde curiosamente o iconográfico Karloff assume o papel de cientista louco e não do monstro. Com imagem e o áudio excelentes, acompanha os trailers de A Filha de Drácula, O Filho de Drácula, Drácula (já presentes em outros exemplares da coleção), A Mansão de Frankenstein, Frankenstein Contra O Lobisomem e O Fantasma de Frankenstein.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário