23 de julho de 2008

O Exterminador do Futuro

Quando um trash dá certo, vira isso! Um clássico do cinema descompromissado. Muito mais violento e assustador que a maioria dos filmes de terror ou suspense. James Cameron colocou todo seu mettier em produções de baixo orçamento (do tipo Piranhas 2 – Assassinas Voadoras) a serviço da ficção científica. Sua competência contorna qualquer limitação financeira ou de efeitos especiais do período que ainda se mantém bem interessante em plena era da computação gráfica. Tão manjado naquela época que muitos méritos acabaram sendo relegados. Como se filmes populares não pudessem ser bons. Na história tradicional de gato e rato, cyborg super poderoso e inexpressivo (não precisa dizer que se trata do governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger...) vem de 2009 para matar o messiânico John Connor, líder da resistência humana contra as máquinas, antes mesmo dele ser gerado. Em contrapartida, humanos mandam um homem (Michael Biehn de Planet Terror) e dá pra prever no que vai dar esse servicinho de guarda costas da jovial Linda Hamilton (então esposa de Cameron e estrela da série de TV A Bela e a Fera). Os personagens são ralos, embora isso não tenha muita importância em meio a tanto barulho. É diversão de qualidade para a pipoca.

O Exterminador do Futuro – The Terminator

- EUA 1984 De James Cameron Com Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn, Linda Hamilton, Lance Henriksen, Shawn Schepps 107’ Ficção Científica/Ação


DVD - Um filme com quase trinta anos e com tantos efeitos especiais defasados corre o risco de virar um desastre com imagem digital, mas O Exterminador do Futuro é tão envolvente que muito pelo contrário. Parece que o estamos assistindo pela primeira vez. Como a maioria dos filmes de produtoras pequenas (a falida Carolco), é comercializado em DVD sabe-se lá de que jeito. Este teve o azar da distribuição da MGM, ou seja, agora saiu pela Fox de qualquer maneira. Não há extras, e sim easter eggs! Vários mini documentários (bem) escondidos nos menus de escolha de capítulos. Mas nãos e anime. Talvez por economia de espaço, os transformaram em seqüências de fotografias (!!!), com áudio sem legendas.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário