5 de março de 2008

Como Enlouquecer seu Chefe

Em meio a impressoras famintas, vírus vingativos, chefes megalomaníacos, um dos raros filmes a mostrar de forma adulta quem trabalha num escritório moderno. De humor ácido é quase uma incógnita a quem não está familiarizado com os cenários retratados. Taí uma possível explicação para a absurda ignorada quando lançado nos cinemas no fim dos 90. Mike Judge em meio ao sucesso de Beavis and Butt-Head provou o peso da inversão de expectativas. Assim como As Patricinhas de Beverley Hills, de uma hora pra outra os alvos da critica tornaram-se fãs, o que imediatamente afastou qualquer outro tipo de público que seja ou se ache mais inteligente do que as criaturas ali retratadas. Por tanto, Como Enlouquecer seu Chefe teria se dado mal por ser muito melhor do que aparentava, mas bem distante do que os fãs do desenho da MTV poderiam esperar. Nada como o mercado do home vídeo para convertê-lo em Cult movie, quase que uma comédia pessoal, querida, cheia de situações e sensações que qualquer pessoa já enfrentou diante de um PC no trabalho... É quase como uma cartilha, um guia de sobrevivência na selva de cubículos de compensado! Na melhor das hipóteses olha-se para o monitor por uns 15 segundos, o que aparentará estar se fazendo alguma coisa para o desenvolvimento de sua empresa. Aliás, sua o caramba! Parece que a cada vez que se assiste ganha mais graça, há mais cumplicidade com o jovem funcionário que num belo dia resolve simplesmente não se importar com nada! Absolutamente nada! Não se sabe se a culpa é da hipnose a qual é submetido, com o psicólogo morrendo em meio à sessão (!!!) ou se apenas não quer mais tentar achar sentido praquilo. Há ainda Jennifer Aniston, bem meiga, vivendo uma garçonete insatisfeita e interesse amoroso do protagonista. Quase um repeteco de Rachel, seu personagem de Friends, o que funciona hoje em dia como uma espécie de bônus, uma entre tantas referências pop habilmente inseridas.

A Como Enlouquecer seu Chefe – Office Space

- EUA 1999 De Mike Judge Com Ron Livingston, Jennifer Aniston, David Herman, Ajay Naidu, Gary Cole, Stephen Root 85’ Comédia


DVD - Nem me passa pela cabeça esperar algum dia encontrar a edição de luxo lançada no mercado norte americano pós o sucesso da versão simples. A nossa tem trailer e um menu estático que poderia pertencer a Office Space como a qualquer outro. Mas chato mesmo são estes filmes da Fox que não permitem que se mude legenda e áudio pelo controle remoto.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário