9 de março de 2008

Almas Desesperadas

Marilyn Monroe é a psicopata fazendo bico como babá após estadia em manicômio neste suspense raro, o primeiro filme sério que protagonizou. Deu-lhe a oportunidade única de vilania em toda sua carreira. A princípio custa imaginar aquela figura popularizada como garota sexy e vazia sendo uma perigosa suicida. Depois de emprestada à RKO para Clash by Night (Só a Mulher Peca) do expressionista Fritz Lang, agarrou sua grande chance com todo o potencial que lhe era possível na época. Dirigida por Roy Baker, que faria carreira na produtora Hammer com clássicos do tipo Vampire Lovers (Carmilla), sua interpretação soa fresca, quase improvisada, o que parece ser necessário para impor os momentos tensos do roteiro. Ou o principal trunfo para esta produção pobre da Fox não fracassar de vez. Já com luz pessoal distinta, destoa de todo contexto econômico, filmado sem externas, com a ação se desenrolando durante uma noite em hotel de luxo. O misto de desamparo com infelicidade crônica de Monroe faz com que a certa altura torcêssemos para ter êxito em silenciar a chatíssima menininha! No elenco ainda Anne Bancroft em sua primeira tentativa de carreira em Hollywood. Não demoraria muito pra se encher de tudo ali e centrar esforços artísticos no teatro só retornando no fim da década seguinte ao cinema.

Almas Desesperadas – Don’t Bother To Knock

- EUA 1952 De Roy Baker Com Marilyn Monroe, Richard Widmark, Anne Bancroft, Donna Corcoran, Jeanne Cagney, Lurenne Tuttle, Jim Backus 76’ Suspense


DVD - Os filmes de Marilyn em DVD foram originalmente lançados numa coleção chamada Diamond Collection e, portanto, seus extras e menus são padronizados. Quase sempre vêm com trailer, galeria de pôsteres e comparação de restauração. Vendidos separadamente em novas embalagens, agora fazem parte da manjada série Fox Classics, aquela com o pôster estampado de atravessado na capa e dentro um cartão do mesmo. Almas Desesperadas não havia sido comercializado no Brasil em home vídeo, mas a dublagem antiga, contida aqui, denota já ter sido exibido na TV.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário