9 de março de 2008

Trainspotting – Sem Limites

O argumento pode não empolgar ninguém: Jovens escoceses em pleno tédio passam o tempo fazendo uso de heroína até chegarem ao ponto do entorpecente lhes cobrar seu justo valor. Mas a embalagem modernosa o fez um retumbante sucesso daquele ano, quando há muito tempo nãos se ouvia falar de filmes proibidos para menores de 18 anos. Teve sua importância como rito para a maior idade. Poder entrar na sessão sem que documentos fossem solicitados era sinal de que sua barba já estava aparente suficientemente. Foi o primeiro (e último!) sucesso popular de Danny Bole, vindo de um filme de suspense pequeno, Cova Rasa, infinitamente superior! Inspirado no livro de Irvine Welsh, toma proveito da ressaca materialista dos anos 80 com resultado bastante arrastado tamanha overdose de imagens fortes que se sucedem, muitas, ali só para chamarem a atenção. Mais de uma década depois, sua modernidade defasada não consegue mais esconder o roteiro repetitivo, nem seu pouco comentado moralismo. Sobra a trilha sonora, pura nostalgia 90’s, um dos poucos motivos para se voltar a este filme. Nunca cheirou a grande coisa a comparação imposta por sua distribuição o chamando de “A Laranja Mecânica dos anos 90”. Este sim, um filme verdadeiramente transgressor.

Trainspotting – Sem Limites – Trainspotting

- Inglaterra 1996 De Danny Bole Com Ewan McGregor, RobertCarlyle, Ewen Bremner, Kevin McKidd, Jonny Lee Miller, Kelly Macdonald, James Cosmo 89’ Drama


DVD - Há outra edição repleta de extras, inclusive com os clipes da trilha sonora, mas esta da Spectra Nova é muito baratinha e parece ser suficiente. Os extras se resumem a muito texto, mas jamais vi menus estáticos tão bonitos e competentes.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário