20 de março de 2006

Kika

Exceto Pepi, Luci, Bom, e Otras Chicas del Montón, já vi absolutamente todos os Almodóvares existentes, o que me faz julgar este o pior de todos. Aliás, pior da filmografia do diretor, leia-se bem, porque mesmo assim está acima da média da grande maioria medíocre vista em forma de película. Após o sucesso internacional em 1988 de Mulheres á Beira de um Ataque de Nervos o diretor virou uma espécie de queridinho de cineastas independentes ao redor do mundo. Imitava-se seu estilo berrante como se apenas isso bastasse para dar algum verniz artístico a produções cinematográficas. Dele seguiu-se Ata-me!, De Salto Alto, e este Kika, respectivamente. Em entrevista na época afirmou que não se importava com imitadores já que eles copiavam apenas o que de mais estridente havia em suas obras, e não o conteúdo elaboradíssimo de seus roteiros. Parece que esta lição foi aprendida em Kika, onde mais forjou o chamado estilo Almodovariano. Vê-se na tela uma profusão de cores, cenários e personagens de psique extremista, em uma trama que não se sustenta por si só. Há um cadáver de importância para a conclusão da trama, mas mal se sabe as motivações do assassino, nem tão pouco quem é realmente a vítima. Este último fato é o principal a deixar desinteressante o que acontece na tela depois de 30 minutos, e sobram muitos outros cansativos minutos. Salvam-se inúmeras sacadas kitsh engraçadíssimas como a empregada lésbica que sonha em ser chefe de presídio feminino, referencias cinematográficas de montão (Hitchcock a principal delas, inclusive na trilha sonora) e atores estupendos dando (literalmente) o melhor de si.

Kika
- Espanha 1993 De Pedro Almodóvar com Verônica Forqué, Peter Coyote, Alex Casanova, Victoria Abril, Rossy de Palma 114’ Comédia


DVD - Antes de ter seu talento reconhecido pelo mercadão (inclusive com dois Oscares) e distribuídos pelas majors norte americanas, os filmes de Almodóvar chegavam até nós, desde lado do Oceano, sabe Deus como. E continuam chegando. Tanto a fase 80’s quanto alguns que se seguiram só podem ser achados no garimpo em bancas de revista, ou no caso deste Kika pela bagatela de R$ 9,90 em grandes hipermercados. Para quem é de outros países tome por base que em dólar seria algo quase como $ 4,95. Com esse preço ridículo você queria o quê? Seco de extras, fora filmografias entre alguns outros textos. Mesmo assim, é melhor que não telo na coleção, né não?

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário