19 de janeiro de 2008

O Aniversário

Bette Davis é a Sra. Taggart, terrível matriarca caolha que faz questão de reunir todos os filhos (um deles com o indefectível costume de vestir calcinhas) a fim de celebrarem seu aniversário de casamento, mesmo com o pai já morto há muitos anos. E que simplesmente menosprezava. Espere estratosféricos insultos, xingamentos, apontamento de defeitos físicos e lavagem de roupa suja. Mamãe deixa bem claro que só não tolera se isso for aos berros! E claro, Davis mais perversa que Baby Jane, mas igualmente brilhante. Temos aqui uma extremista comédia de humor negro (mal) adaptada de uma peça teatral, excessivamente verborrágica, mas um dos mais fantásticos registros da interpretação de Davis. Dizer que ela rouba o espetáculo nem seria grande coisa já que está praticamente em 80% das cenas. E este foi o principal motivo para a monumental diva de Hollywood ter novamente topado filmar na Inglaterra, para um estúdio como a Hammer, especializado em terror. Já havia feito lá The Nanny, também lançado em DVD no Brasil pela Fox. Maquiavelicamente hilária desde sua primeira aparição, faz com que este trabalho irregular seja visto e revisto centenas de vezes. Com absurdo domínio das técnicas de sua profissão, Davis aproveita cada vírgula do roteiro para destilar toda maldade inimaginável de uma mãe para os filhos, sem perder o doce sorriso em seus lábios. Quando menos se espera lá está ela pedindo, por exemplo, pra futura nora se afastar um pouco porque não suporta odor corpóreo, ou manda o filho caçula esconder a noivinha quando a policia chegar para que não pensem que mantém um bordel ali entre muitas outras pérolas. Um clássico kitsch da perversidade humana.

O Aniversário – The Anniversary
- Inglaterra 1967 De Roy Baker Com Bette Davis, Sheila Hancock, Christian Roberts, James Cossins, Elaine Taylor, 94’ Comédia


DVD - Odeio e amo estes lançamentos de filmes B pelos grandes estúdios americanos como a Fox. Claro que é bacana terem sido lançados digitalmente nestas terras tropicais e por isso os amo. Detentoras dos direitos já na época do lançamento, dão pouca bola a eles em edições burocráticas. Quase um favor. Este faz parte da série (medonha) Fox Classics, que começa errando pela capinha marrom, só reproduzindo mal e parcamente o pôster atravessado. Antigamente isso era desculpa para se abrir a embalagem e se deparar com um mimo, um cartão com o mesmo pôster. De extra mesmo temos o trailer original. Mamãe os mandaria ao inferno!

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário