6 de maio de 2009

Feliz Natal

Um filme brasileiro recente que não se passa em morro carioca, sertão ou nos brinde com as agruras amorosas da classe média já é louvável por si só! E confesso que comecei a assistir com as quatro patas no chão. A fotografia granulada e câmera trêmula me cheiravam a pretensão artística de atorzinho da Globo tentando ser gente no cinema. Preconceito! Ambos acordam completamente com o ambiente doméstico ao qual a história transcorre. Há que se lembrar que junto à tecnologia, a arte (essa coisa tão humana...) de interpretar sofre transformações, e a estréia de Selton Mello como diretor aponta caminhos novos tão drásticos a atores quanto a chegada do áudio ou o zoom. Interpretações tão cristalinas só possíveis no teatro, mas sem os exageros do palco. Ou melhor, a câmera digital nos transporta dolorosamente para dentro da ação quase como bisbilhoteiros, vasculhando cada emoção por mais sutil que seja em “tempo real”. E o cineasta se cercou de um elenco tarimbado, embora não óbvio, para que a experiência seja a mais correta possível. Darlene Glória, por exemplo, está estupenda como a mãe alcoólatra que já desistiu a muito tempo de segurar as pontas da família em frangalhos. Mello acertou na primeira tacada não só pelo que se assiste, mas pelo filme continuar a existir em nossa mente quando ele acaba. Tijolo por tijolo os personagens vão se revelando, tão ricos e tão miseráveis em sua existência que mesmo sem sobrar o que ser amarrado no final é nítido que pertencem a este mundo.

Feliz Natal – Feliz Natal

- Brasil 2008 De Selton Mello Com Darlene Glória, Paulo Guarnieri, Lúcio Mauro, Leonardo Medeiros, Graziela Moretto, Fabricio Reis, 100’ Drama


Cotação:

5 comentários:

  1. Olha só quem voltou. Feliz Natal passou tão rápido por Campínas e em um horário e local tão improvável de um ser humano com amor à vida ir que ficou só na vontade mesmo.

    E essa é a justificativa clássica para usar o sétimo projetor. :)

    ResponderExcluir
  2. Rafaeu, pois é! Aqui em Jundiaí acho que nem passou. Uma pena, merecia ter ido mais longe.

    ResponderExcluir
  3. MIGUEL! Refilmaram aniversario macabro do WES CRAVEN1!!!!

    ResponderExcluir
  4. HUAHUA... e essa foto tigresa aí do lado ein?! kkk

    ResponderExcluir
  5. Rafaéu, estão refazendo até Suspiria, que dirá Aniversário macabro?

    Que tigresa? humpf!

    ResponderExcluir