22 de dezembro de 2007

Bruxa – A Face do Demônio

Após o estrondoso sucesso, inclusive coroado com indicações ao Oscar, de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? filmes de suspense estrelados por ex estrelas de Hollywood tornaram-se quase um subgênero. Foi a chance de carreiras estagnadas darem uma virada, mas raramente surgiu algo mais que um brinde ao camp! A hitchcokiniana Joan Fontaine estava a quatro anos longe das telas de cinema até comprar os direitos do livro e bater na porta da Hammer Films. Talvez por isso, ela produzindo, não temos cenas fortes, sua personagem, a professorinha atacada por feiticeiros africanos que tenta se reerguer dando aulas em um vilarejo inglês, jamais deixa de lado o glamour de grande diva do cinema. Não há em sua interpretação aquele cheiro de assustadora decadência visto com Tallulah Bankhead em Fanatismo Macabro (Die! Die! My Darling!) ou de sua irmã Olivia de Havilland fazendo o diabo de uma decrépita Bette Davis em Com A Maldade na Alma (Hush... Hush, Sweet Charllot). Isso não é ruim, apenas não se encaixa exatamente no que se espera, gerando certo descompasso com a história absurda que está sendo contada. Aliás, ver uma grande dama em seu oficio sempre é prazeroso. O roteiro também derrapa fazendo mistério quando deveria nos dar suspense o que evidencia furos gritantes. E claro, Kay Walsh, outra veterana, tem uma face incrivelmente engraçada para dar algum medo num sabat exageradamente cômico...

Bruxa – A Face do Demônio – The Witches / The Devil´s Own
- Inglaterra 1966 De Cyril Frankel Com Joan Fontaine, Kay Walsh, Alec McCoven, Duncan Lamont, Ingrid Brett 90’ Suspense


DVD - A imagem está (mesmo em widscreen) um pouco danificada, e seus extras se resumem a sinopse e biografias das duas estrelas Fontaine e Walsh. Mas ruim mesmo é a capinha da Dark Side, cometendo a mesma gafe da edição americana, entregando quem está por trás dos rituais de magia negra.

Cotação:

Um comentário:

  1. Realmente o filme não tem cenas fortes, mas tem cenas boas. É o tipo de filme de terror que minha avó poderia assistir numa boa. Eu achei um luxo, bruxaria deveria ser mais explorada no cinema. Ponto para A Chave Mestra que é atual(infelizmente bom e atual não andam muito juntos),envolve magia negra e é um filme classudo. Acho que deveriam continuar tentando.

    ResponderExcluir