24 de abril de 2008

Touro Indomável

Demora quase meia hora pra este dramalhão ser palatável. Principalmente para quem não só entende bulhufas de boxe, como para quem ainda choca-se com tanta brutalidade. O temperamento hardcore do biografado Jake La Motta, estúpido e casca grossa, também não é uma das coisas mais agradáveis de querer se assistir. Mas o filme mostra-se tão visceral e autêntico que ao fim se aplaude, pelo menos porque com todo esse viés consegue impor-se pela beleza estética ímpar. Um trabalho essencialmente Artesanal, de notável carpintaria artística de todos os envolvidos. Sem um pingo de maniqueísmo, e uma narrativa linear muito simples, deixa este mito esportivo quase tão íntimo quanto qualquer vizinho grosseirão que todos nós se não temos, já tivemos! E é genial que Scorsese faz uso justo de um vizinho, que nunca se visualiza o rosto, pra dizer algumas verdades a La Motta. Esnobado em seu lançamento, virou clássico mais de vinte anos depois como cinema espetacular e, sobretudo como um dos mais crus retratos humanos fabricados em Hollywood. Há inúmeras referências bíblicas implícitas o tempo todo, o que pode servir de válvula de escape a tanta truculência, ou símbolo das infinitas possibilidades de se levar a vida.

Touro Indomável – Racing Bull

- EUA 1980 De Martin Scorsese com Robert De Niro, Joe Pesci, Cathy Moriarty, Frank Vincent, Nicholas Colasanto 124’ Drama


DVD - O “Edição de Colecionador” na capinha é um exagero. No primeiro disco além da película vem o trailer original. O mesmo trailer está presente no outro disco, junto a um curta jornalístico com Jake La Motta em ação, comparação entre o lutador da tela e o real e um making of. Destaque para um documentário com entrevistas recentes, dividido em algumas partes curtas, mostrando todos os envolvidos vivos, inclusive o biografado. Faltou ousadia para o merecedor status Cult da obra.

Cotação:

2 comentários:

  1. Quanto a mim é o melhor filme de boxe de sempre. A realização de Scorsese é magistral. De Niro soube muito bem 'vestir' a pele de Jake La Motta. A sua caracterização só tem de ser de estudo para os aspirantes a actores.

    A minha classificação: 10/10.

    ResponderExcluir