13 de fevereiro de 2008

Hiroshima Meu Amor

De título incômodo pela simples associação do amor aos horrores de uma bomba atômica, este representante da Nouvelle Vague é querido por nove entre dez pessoas que conseguiram assisti-lo após 30 minutos. Contempla-se aqueles corpos nus quase que com vergonha ao vê-los entrecortados ás mais assombrosas imagens do sofrimento humano. Há algo de sórdido naquele casal que se entrega perdidamente aos prazeres carnais na cidade infinitamente marcada pela guerra. Muito discutido em sua época, é um elogio à persistência, ao vigor da memória, da sobreposição de acontecimentos, do que pode sobreviver a partir de atitudes egoístas. Algo de muito estranho acontece quando Emmanuelle Riva, de dentes tristes anteriores aos avanços da medicina odontológica, relembra seu patético e trágico passado como se referisse ao futuro. Momentos passam, são recontados, esquecidos, perdidos... Realizado com empenho estético por Alain Resnais, em mãos menos sensíveis teríamos um bom romance do tipo Julia, ou filmes de blábláblá pra aspirantes a intelectuais chamarem de genial. Convence em sua dificuldade.

Hiroshima Meu Amor – Hiroshima Mon Amour

- França/Japão 1957 De Alain Resnais Com Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Pierre Barbaud 90’ Romance


DVD - A gente sempre desconfia de distribuidoras como a Continental que lançam pérolas perdidas do cinema a preços exorbitantes sem se preocuparem com a qualidade material. Este tem uma pavorosa capa em baixa resolução com nitidez forçadamente feita no Photoshop. Segundo a mesma o áudio do filme é “Franclês”, veja só! Em fullscreen (!!!), pelo menos não percebi os costumeiros erros gramaticais na legenda. Contém entrevistas da época com Riva e Resnais.

Cotação:

2 comentários:

  1. Soube que esse DVD foi lançado por duas distribuidoras nacionais, a Continental e a Aurora. Qual o DVD melhor? Você sabe? Conhece a versão da Aurora?

    http://www.auroradvd.com.br/filme.php?nome=Hiroshima%20Meu%20Amor

    André.

    ResponderExcluir
  2. André, tem extras completamente diferentes... Mas não há as entrevistas originais da época que a Continental incluiu! A Aurora é uma distribuidora mais confiável de qualquer forma.

    ResponderExcluir