20 de setembro de 2008

Os Fantasmas se Divertem

Contado como comédia surreal do ponto de vista de fantasmas às voltas com os moradores vivos de sua casa, é antes de tudo um filme sobre costumes. A tradicional América perdendo espaço para a globalização dos hábitos, degeneração já bem avançada em Nova York. Tim Burton, praticamente em seu primeiro longa, voltaria inúmeras outras vezes ao mesmo tema. Das casinhas suburbanas, aos figurinos de Geena Davis e Alec Baldwin, tudo nos remete ao amado american way de outros tempos. O principal mérito é usar assuntos tão mórbidos e pesados com uma leveza ímpar. Ao final, nos sentimos tentados a olhar para almas penadas com muito mais respeito ao invés do medo costumeiro, embora isso não seja suficiente para que o desfecho conciliador faça algum sentido. Conseguiu bilheteria suficiente para que a mitologia gerasse um desenho animado, vídeo-game e uma há anos comentada seqüência que nunca apareceu. E lógico, credenciou o diretor para assinar Batman, divisor de águas no cinema da década de 90. Cada frame é a cara do cineasta, tanto nos efeitos óticos, ainda interessantes, quanto no visual. Se prestarmos atenção, até a cabeça de Jack Skellington aparece ornamentando o chapéu de Beetlejuice, sendo que o personagem só apareceria em O Estranho Mundo de Jack, que Burton produziu, quatro anos depois. Há também muitas regras engraçadas ditadas, como a que nós só enxergamos o óbvio e que suicidas invariavelmente tornam-se funcionários públicos no além! Sem esquecer a principal delas: Problemas com os vivos? Basta chamar três vezes: Beetlejuice! Beetlejuice! Beetlejuice!

Os Fantasmas se Divertem – Beetle Juice

- EUA 1988 De Tim Burton Com Michael Keaton, Geena Davis, Alec Baldwin, Catherine O'Hara, Winona Ryder, Glenn Shadix, Sylvia Sidney 92’ Comédia


DVD- Caquético e ainda por cima em tela cheia. Ficamos na torcida para que a Warner lance também no Brasil a mesma edição comemorativa dos 20 anos que está saindo nos EUA. Sem falar de As Grandes Aventuras de Pee-Wee que continua inédito em DVD aqui.

Cotação:

8 comentários:

  1. Adoro esse, mas carrega um certo ressentimento de minha parte. Eu via o desenho quando criança, e so ví o filme no ano passado. Efoi desapontante ver o filme ser tão diferente do desenho, não corresponder à minha nostalgia.

    ResponderExcluir
  2. Faéu, eu nunca me conformei com o desenho ser tão ruinzinho! rs Já jogou o game? Era com os personagens do desenho, mas a trilha do Danny Elfman.

    ResponderExcluir
  3. Esse Tim Burton não vi. É aquele das calças listadas do Michael Keaton? Aliás o cara anda sumido. Tem feito somente as vozes nos filmes e, cogita-se que estará fazendo também Toy Story (em pré-produção) para 2010. Deixei um Meme para vc no meu blog. Abcs

    ResponderExcluir
  4. Michael Keaton em Toy Story? O que será que ele vai fazer lá? Vou lá ver...

    ResponderExcluir
  5. Miguel,Obrigada pela força lá nos meus 10 + , porque a maioria criticou a escolha do Charles. Mas é que gosto da fase Western dele. Sobre "Os Fantasmas se divertem", quero te contar uma coisinha que a maioria das pessoas não sabem: Este filme foi inspirado no clássico conto de Oscar Wilde: "O fantasma dos Canterville".
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Mirían, não tinha pensado nisso! Com certeza foi!

    ResponderExcluir
  7. Filme muito legal que vi e revi várias vezes e nunca me canso de assistir. Campeão absoluto de reprises na sessão da tarde dos anos 90. Gena Davis, Alec Baldwin, Winona Wyder e Michael Keaton estão muito bem em seua personagens. E Tim Burton na direção (se eu não me engano a primeira,antes do mega sucesso Batman)pondo em prática seu talento em dirigir filmes. Os efeitos especiais são a cara do final dos anos 80 e convincentes. Enfim tenho muita saudade de Beetlejuice, bem que poderia passar novamente numa sessão da tarde dessas. bem melhor do que certos filmes comicos atuais.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, eu tenho em DVD... Volta e meia revejo.

    ResponderExcluir