13 de julho de 2008

Lua de Fel

Duas horas e tralalá da mulher do Polanski se esforçando pra mostrar que era safada! Depois deste longo tempo, que parece ter o dobro, não sobra muito mais do que dá qualquer filminho da Sexta Sexy menos pretensioso. Esta bobagem nada sutil e até constrangedora, alcançou bastante sucesso no Brasil em seu lançamento, numa época em que o cinema estava todo de pernas abertas depois que Sharon Stone andou fazendo o mesmo. Seria até engraçado, se não tivesse todo aquele verniz (fake) de cinema francês de arte para ludibriar platéias pretensamente cultas. O roteiro muito pobre não nos deixa enganar! Ingleses desenxabidos, Hugh Grant e Kristin Scott Thomas partem em cruzeiro rumo ao oriente para comemorar seus sete anos de casamento. Lá conhecem escritor americano (Peter Coyote) paraplégico e sua esposa maluqueira e gostosona Mimi (Emmanuelle Seigner), a referida ex senhora do diretor. Não há motivação convincente que explique porque o marido passará dias e noites ouvindo o escritor contando sua história de amor trágica, o que torna seu final quase risível de tão irreal. Ainda pra piorar Seigner é muito bonita, mas de talento dramático limitado para papel tão importante. A caracterização muito mal feita de quando ela chega ao fundo do poço também não lhe ajuda em nada. E uma coisa intriga há 16 anos: O que a música Kátia Flávia, A Godiva do Irajá faz naquela trilha sonora?

Lua de Fel - Bitter Moon

- França/Inglaterra 1992 De Roman Polanski Com Peter Coyote, Hugh Grant, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner 139’ Drama


DVD - A imagem (widescreen) embaçada de contrastes esverdeados demonstra ter sido feito a partir de um Laserdisc. Não há bônus algum.

Cotação:

4 comentários:

  1. Nossa, Miguel, eu vi o filme com outros olhos.
    É um show do Peter Coyote, como um homem sórdido, e outro do Polanski, que podia deixar a história descambar pra uma baixaria absoluta, mas segura com pulso uma trama de gente sem qualquer tipo de preocupação na vida além da dominação. Teminha que Almodóvar cansa de explorar, mas com poesia.

    ResponderExcluir
  2. Olga, eu vi desta forma na época, longe de internet, quando perversões ainda me assustavam. Agora achei bem aborrecido, com uma fotografia feia, enfim, o que já tinha dito no post!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o nome da música em que a Mimi dança a luz de velas com uma camisola tranparente

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, ui que perigo!

    Olha, minha aposta é que seja "Frangosyriani Kyra".

    Dá uma conferida na lista das músicas:
    http://www.imdb.com/title/tt0104779/soundtrack

    ResponderExcluir