15 de março de 2008

Zombie – A Volta dos Mortos

O clássico absoluto do cinema podreira é apelativo, mas de desconcertante beleza plástica como poucos slashers conseguiram!!! Com imagens tão fortes que ficam retidas na mente por horas após seu término. Seus produtores tentaram fazer com que se parecesse uma seqüência de O Despertar dos Mortos, de George Romero, o que deu certo gerando um enxame de películas de “morti viventi” na Itália, mas o marcou como mero plágio amortecendo seus predicados artísticos perante a crítica. Fora o fato de os monstros serem morto-vivos, não há muito mais em comum. Pessoas presas por motivos diferentes em uma ilha tropical se vêm atacadas por zumbis esfomeados. Pronto! Você já sabe o suficiente para encarar a obra prima de Lucio Fulci especialmente orquestrada para platéias de nervos de aço e estômago forte. Repleto de momentos antológicos como quando, num cenário paradisíaco, os mortos se levantam calmamente de suas covas, todos podres, como se fosse uma metamorfose natural da terra, quase como borboletas. Incomoda muito mais pela possibilidade poética que tal espetáculo terrivelmente nojento oferece (a quem se permitir), do que pelo perigo explícito. Tem uma seqüência, gratuita como algumas outras, merecedora de nota pelo ineditismo. Depois de perseguir no fundo do mar a belezoca seminua do pedaço, um zumbi atraca-se às mordidas a um tubarão até vê-lo sangrar. Faz pensar não só pela cena em si, mas por não se conseguir imaginar de que forma foi executada tecnicamente. Ou existe tubarões bonzinhos (o que Spielberg descartou por completo da nossa imaginação a muito tempo) ou um dos dois não era de verdade... Apocalipse mental! Filmes freaks servem pra isso, afinal.

Zombie – A Volta dos Mortos – Zombie 2: Gli ultimi zombi (Zombie 2/Zombie/Zombie Flesh Eaters/ The Island of Flesh Eaters)

- Itália 1979 De Lucio Fulci Com Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson, Al Cliver, Auretta Gay, Stefania D'Amario, Olga Karlatos 91’ Horror


DVD - Jamais visto em VHS ou DVD foi parar nas bancas há uns anos pela Works Editora em seus últimos suspiros de força. O que explica ter desaparecido por completo das lojas ao contrário de outros mais antigos que tiveram tiragem maior e hoje se encontram facilmente a preço de paçoca. Não há extras, mas o áudio e a imagem estão excelentes. Depois de quase 30 anos sem ser comercializado no Brasil seria ingenuidade demais esperar a versão americana cheia de extras por aqui.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário