26 de novembro de 2008

Interlúdio

Hitchcock tão seguro que parece sapatear como bem entende sobre o que de melhor sabe fazer na vida. Qualquer lógica é subvertida para que o mote principal (de que nada, absolutamente nada, pode abalar o amor) seja preservado até os enervantes minutos finais. Ingrid Bergman faz a desamparada alemã naturalizada norte-americana que se apaixona perdidamente por agente do governo (Cary Grant), embora seu pai esteja preso sob a acusação de nazismo. Ela aceita passar para o lado do Tio Sam ao embarcar rumo ao Rio de Janeiro em missão secreta. O que parecia ser um conto de fadas tropical não demorará a desembocar em terrível pesadelo com Nazistas organizadíssimos (chefiados por Claude Rains, em outra interpretação memorável) em busca de minérios brasileiros. Os pombinhos entrarão numa arapuca política/sexual que tão importante quanto saírem com vida será tentar manter os sentimentos ilesos. Bergman, soberba transitando num cenário carioca kitsch de mentirinha, age constantemente entre a razão e a emoção num jogo do mais profundo e complexo suspense. Com total domínio técnico, o diretor não abre mão do que chamou de “Mac Guffin”, o que traduzindo, seria mais ou menos como os meios narrativos justificando os fins, pouco importando a veracidade. O resultado é tão bem engendrado, dirigido com maestria inigualável, que não há do que reclamar. Poucos filmes do mestre têm uma sucessão de grandes seqüências quanto Interlúdio. Imprescindível.

Interlúdio – Notorious

- EUA 1946 De Alfred Hitchcock Com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern, Leopoldine Konstantin, Wally Brown 101’ Suspense


DVD- A qualidade padrão da Continental tanto em áudio, imagem e extras. Biografias básicas e irrisória galeria de imagens como bônus.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário