25 de março de 2008

Calafrios

Trash muito querido, não só porque foi o primeiro de Cronenberg com distribuição comercial, mas porque é muito bem feito, contando com efeitos visuais bem repulsivos. Toda a visível miséria financeira acaba tendo pouca importância graças a seu elaborado roteiro dono de um horror tão catastrófico quanto histérico. Em condômino de luxo, que ainda por cima fica numa ilha, cientista louco (sempre eles!) cria parasita para viver na corrente sanguínea. Usa como cobaia justo sua jovem amante, uma garota, por assim dizer, muito dada! Se é que você me entende... O parasita transforma-se em pequeno monstro bastante nojento que ao ser transmitido (via relações sexuais) transformará as pessoas em criaturas sedentas por sexo violento! Não demorará muito para que não tenha morador sem estar contaminado. De criancinhas de sapatinhos de verniz a velhas senhoras com bengala, todos correrão atrás de novas vítimas, no sempre engraçado descontrole coletivo! Muita gente vê nesse argumento um presságio dos tempos do HIV que aconteceria na próxima década, o que não deixa de ser um paralelo interessante. No elenco (quase todo amador por motivos orçamentários) há duas divas dos filmes B. A enfermeira ruiva que durante a cena da piscina fará a temperatura subir em poucos segundos é Lynn Lowry, e a musa gótica Barbara Steele como a lésbica hiponga atacada numa banheira diretamente pelo ser, sem precisar de homem que lhe contagie.

Calafrios – Shivers

- Canadá 1975 De David Cronenberg Com Lynn Lowry, Allan Kolman, Barbara Steele, Vlasta Vrana, Joe Silver, Camil Ducharme, Hanka Posnanska 87’ Horror


DVD - A arte da capa se assemelha a uma edição do diretor lançada lá fora, mas não se trata do mesmo produto! Aliás, Continental escreveu na contracapa que a duração é de 110 minutos, 23 a mais do que realmente tem, além de estar em pavoroso Fullscreen. Os extras são extensa biografia do diretor em texto, trailer original e uma entrevista recente muito bacana, legendada em português, sobre as imagináveis dificuldades financeiras e criativas da produção.

Cotação:

Um comentário:

  1. Esse é maravilhoso, mesmo! Adoro esse filme. E pensar que o encontrei em uma barraquinha de uma locadora que havia fechado. Comprei por 5 conto. Nem acreditei, parecia criança com doce e fui pra casa correndo curtir. Massa!

    ResponderExcluir